quinta-feira, 18 de setembro de 2014

PAGAR PORQUE LHES APETECE


Pois muito bem...

Hoje fui àquela casa muito conhecida que dá pelo nome de FINANÇAS.
Uma casa muito jeitosa, sim senhor, mas pelo que consta, ninguém morre de amores por ela... 
Parece-me que é porque leva dinheiro às pessoas...


Enfim... fui obrigada a lá ir, porque recebi uma cartinha, também muito elegante, a dizer que tinha que pagar 650€ ou, caso contrário, vendiam-me a casa. Assim... tal e qual...sem mais nem menos... "ah e tal, a sua casa vai para venda no portal electrónico se não pagar em 15 dias".


Bem... lá fui eu com a cartinha e mais uma série de papelinhos, pois já previa que coisa boa não vinha aí, e então decidi precaver-me.
Mas nem com papeis e papelinhos me safei. Tive que pagar 653€ e PUMBA!!!...
E porquê?
Diz que não fiz o IRS de 2009.

Há uma coisa que está certa: eu realmente não fiz o IRS de 2009 EM 2009.
Ok, foi uma falha minha.
Esse foi um ano muito, mas muito complicado para mim e não me lembro a que propósito isso aconteceu, o que não é desculpa, claro, mas aconteceu.
No entanto, assim que dei pela falha, fui entregar o menino IRS de 2009 em papel, às Finanças. Passado uns tempos recebi a multa de 50€ por tê-lo feito fora do prazo e paguei-a.
Até aqui... tudo bem... assunto resolvido...pensei eu! 


Nada disso. Caso não saibam, quando não pomos o IRS a tempo, sai automaticamente uma declaração de IRS feita com cálculos das Finanças. Ora, segundo esses cálculos, eu teria que pagar IRS, porque ganhei muito e gastei pouco. Cálculos jeitosos hã?
E uma vez que nem filhos tinha, segundo esses cálculos perfeitos... 
??? então o que aconteceu aos meus filhos nesse ano?...pergunto. «Ah... isso agora não interessa nada. As finanças é que sabem e se dizem que não tem filhos, é porque esses que tem aí consigo não são seus, devem ser da vizinha ou da sua irmã». " Mas eu não tenho irmãos!". «Ai tem tem, se as finanças dizem que tem é porque tem e não se fala mais nisso». "Bem, o meu pai dizia que se calhar eu tinha para aí irmãos... em Angola ou nos Açores...mas..."

Por conseguinte, tempos mais tarde comecei a receber notificações da autoridade Tributária a dizer que "ah e coiso... porque não fez o bom do IRS e saiu um automático e agora tem de pagar, porque você ganhou muito dinheiro minha menina"...

A princípio não liguei àquilo, pensei que o sistema deles ainda não tivesse actualizado a situação e deixei andar. Mas às tantas, como aquilo dos papelinhos não parava, acabei por ir perder umas horinhas do meu tempo onde? À tal bela casa de nome... Finanças.

Bem... até agora, já fiz 3 reclamações acerca deste assunto! TRÊS!
Resposta ao fim de dois anos? Nem vê-la.
O que continuei a ver foi a conta a aumentar e agora saem-se-me com esta de me venderem a casa.

Pronto. Diz que tenho que esperar pela resposta às minhas reclamações, mas que o melhor é pagar, senão... lá se vai a casa pela módica quantia de 650€!

Portanto, como a maioria da malta já sabe... paga-se primeiro e reclama-se depois, o que aqui nem é o caso, pois eu reclamei muito antes.
E lá se foi o dinheiro que andei a amealhar para resolver outras questões que agora não vêem ao caso, por algo que supostamente estava resolvido desde 2010!!!

Mas não é só!!!

Lembram-se do carro que eu tinha em 2009???
Não? 
Quase que nem eu!


Mas aqueles senhores daquela casa catita que se chama Finanças, sabem, lembram-se muito bem e até adivinharam que eu vendi o carro e que entreguei o comprovativo do pagamento do Imposto de Circulação juntamente com os restantes documentos ao stand que me ficou com ele, que por sua vez os entregou ao novo proprietário.

Vai daí, como não tenho o jeitoso do comprovativo daquele pagamento, um papel que a esta hora já foi reciclado e anda por aí feito em garrafa de plástico ou qualquer coisa que o valha, tive também que pagar novamente o imposto, com mais uma coima em cima, claro.

Resultado: 653€ que paguei, onde uma parte era do IRS que FIZ e outra do imposto que PAGUEI.


E assim já há dinheiro para uma boa parte, ou todo o montante de um salário de uma das pessoas que trabalham na jeitosa casinha das Finanças. 
Se fizerem o mesmo a mais 20 ou 30 pessoas como eu, um mês de salários daquela gente já está garantido. 

Depois, a devolução do dinheiro que nos foi retirado à força, sabe-se lá quando é que vai ser... 
O Imposto de circulação sei que não vou reaver, mas o IRS... ai ai...ai ai ai ai... que não sei se vá, não sei se fique...



Sem comentários:

Enviar um comentário