sábado, 25 de junho de 2016

Liberdade de Expressão e os Limites do Razoável


Estava a ver o meu "Feed de notícias" no Facebook quando, a certa altura, surgiu no meio de outras coisas, uma daquelas páginas PATROCINADAS. 
Para quem não sabe, uma página Patrocinada é aquela que PAGA para "aparecer" a mais pessoas no "feed de notícias " do Facebook.


Posto isto, se alguém paga para chegar a mais pessoas, é porque espera retorno e quer ganhar algo com isso.
Ora, e se quer ganhar algo com isso, deve ter cuidado e ser o mais "políticamente correcto" possível, apesar de por vezes lhe apetecer dizer a alguém "vai mas é pó c....", etc., etc.

Em qualquer negócio tem de ser assim. Se o cliente nos fala "com sete pedras na mão", devemos responder com um sorriso, por muito que nos custe.
E com isso, a pessoa acaba por ficar desarmada, muda a sua atitude e se for preciso até desculpa pede.

Ora bem, e estou a falar nisto a que propósito?
Porque essa tal página que me surgiu no Facebook tinha um texto mal escrito.
Se há coisa que me enerva, são erros de português ou de sintaxe (construção das frases), que era o caso.
Mesmo assim, percebo perfeitamente que nem toda a gente seja "barra" a português, pelos mais variados motivos.
Por isso mesmo, obviamente que deixo passar e não me vou pôr a corrigir as pessoas constantemente. Quem sou eu?...

Mas, há casos em que o meu nível de paciência fica abaixo de zero. São os casos que acontecem com quem trabalha na área da comunicação, onde estão incluídas estas pessoas que têm blogues para ganhar dinheiro com isso.

Epá... deu-me cá uns nervos, que comentei e disse: "não se perdia nada se soubesse escrever português. Diz-se "... ". Obrigada e boa tarde ☺"

Pronto... a partir daí a pessoa que está por trás da página começou a responder um monte de barbaridades, às quais eu ia respondendo com " que simpatia...", etc.

Eu admito que também não fui simpática, mas não chamei nomes a ninguém, não fui propriamente um amor de pessoa, mas não lancei pragas a ninguém, nem sequer fui mal educada. Fui seca. Só isso.

A pessoa que está por trás da página, tinha as seguintes opções, perante estas circunstâncias:

-Passar à frente
ou
- Responder diplomaticamente com um "Obrigada. Muito bem visto!☺", por exemplo,
ao que eu responderia com um piscar de olho e a coisa ficaria por aí.

Essa pessoa ainda tinha a opção de "esconder" o comentário que lhe foi feito da minha parte, se quisesse.
Isto normalmente serve para aqueles casos onde a malta diz asneiradas e impropérios, mas pode servir para tudo. Se o comentário não abona a seu favor, esconde-o e mais ninguém o vê. Problema resolvido!

Esta pessoa, não. Esta pessoa acha que lhe fica bem responder com desejos e pragas disto e daquilo e não se cala até a outra parar.
E parar, significa que no meu caso, tive que bloquear a página, para não levar mais com aquilo!

Realmente, já se tem falado sobre este assunto por aí, é triste que hoje em dia qualquer pessoa se arme em comunicadora, sem ter o mínimo de noção daquilo que está a fazer.

E perguntam vocês : " ok, mas qual é a página?"
Não me levem a mal, mas não vou dizer qual é, pelo simples facto que isso seria fazer-lhe publicidade, que pelos vistos, é do que precisa.
A mim, só se me pagar e pedir desculpa pela sua atitude vergonhosa.

Eu também não sou perfeita, mas sou profissional. Por isso, antes de escrever algo em nome de uma página, blogue, jornal ou qualquer publicação que tenha como objectivo ganhar dinheiro, leio e releio o que escrevi, para não cometer gaffes.

Eu também falo o que me apetece, mas com limites - os limites do razoável.




Sem comentários:

Enviar um comentário