sexta-feira, 18 de abril de 2014

UMA CLÍNICA PRIVADA QUE É UM CENTRO DE SAÚDE


Hoje não é dia para se falar em situações menos boas, complicações e afins.

Então vou contar-vos uma situação mais agradável e admirável, porque não ando aqui só para falar no que está mal, mas também quero falar no que está bem. 

E o que acho que está bem é o Centro de Saúde da minha área de residência. 
Fora a questão de neste momento ser o único Centro de Saúde do Concelho porque o Estado mandou fechar os outros, a verdade é que eu não tenho grandes razões de queixa. Agora. Porque no passado, chateei-me várias vezes.


Não sei o que se passou, mas houve algumas alterações, uma delas no tratamento aos utentes. 

Antigamente éramos tratados com arrogância e mesmo com má educação. Era horrível. Por causa disso, até hoje não sei o que aconteceu com o meu boletim de vacinas. Simplesmente a administrativa abriu a caderneta do meu filho, onde eu tinha vários documentos, entre eles alguns passados pela médica, importantes ao nível da saúde da criança e onde eu guardava o meu boletim também. Estava tudo dentro duma pastinha que dão logo no hospital quando nascem as crianças. Pois a senhora pediu-me essa pasta e não fez mais nada: «o que é que estas coisas, estes papeis estão aqui a fazer? Isto não é para estar aqui.» E tirou tudo, sem ver o que era e deu-me os 3 ou 4 papeis que eu ali tinha separados do resto. Nunca mais vi o meu boletim de vacinas, até hoje. Diz que lá não ficou...

Era assim há uns 10 anos... do género "cala-te e obedece que não tens voto na matéria e se te atreveres a falar levas com um grito que até andas de lado. E não te bater já é um bónus. Vai-te lá embora e não me chateies". 

Hoje em dia, muita coisa mudou. 
As funcionárias administrativas são extremamente simpáticas e disponíveis e têm gosto em ajudar. Um luxo!
Além disso, tiramos uma senha à entrada, escolhendo o que vamos lá fazer, e dividem-se os temas por senha A, B, C e por aí fora.

Os horários são bem mais alargados e podemos ser atendidos pelo nosso médico até às 20h. Caso ele(a) não esteja, fica no seu lugar um médico assistente. Cada médico tem essa regalia para facilitar o seu trabalho. Os assistentes ajudam, por exemplo, quando vamos lá só para mostrar resultados de exames. Esse médico analisa e só se houver algum percalço vai falar com o nosso médico de família.

As pessoas já não precisam de ir para o Centro de Saúde às 6h da matina. 
Bem... os velhotes continuam a gostar de ir porque não se aguentam na cama depois dessa hora e precisam de um pouco de convívio.
A malta mais idosa gosta muito de ir dar dois dedos de conversa para o Centro de Saúde e é vê-los a competir a ver quem tem mais doenças. «Eu tenho uma perna inchada», «Eu tenho as duas»...«Eu não consigo mexer a mão», «Eu não consigo mexer nem as mãos nem os pés»... «Eu tive que tirar um rim», «Eu tive que tirar um rim e um bocado dos intestinos»...
E se o médico diz que está tudo bem com eles? Ui... é vê-los a sair todos arreliados! 
Lembro-me da avó de uma ex-colega minha que um dia lhe ligou irritada porque a médica não lhe passou nenhuma receita e disse que ela estava muito bem de saúde! Mas que chatice pá!

Devo dizer que até aos meus 25 anos eu não sabia o que era um Centro de Saúde porque tinha uma regalia relacionada com o facto do meu pai ser militar (Marinha). Por isso, até essa altura sempre frequentei clínicas privadas. E devo dizer que cheguei a estar 5 horas à espera de ser atendida. Verdade. Esse foi o pior dia, mas eu esperava sempre bastante tempo pelos médicos, porque vinham dos seus serviços em hospitais e chegavam sempre tarde e a más horas e muitas vezes nem pediam desculpa. Eram as funcionárias que o faziam. Eles eram altivos demais para esse tipo de coisas.
Portanto, cada vez que oiço falar em esperas nos Centros de Saúde, não vejo grande diferença. Nunca vi.


Agora o que vejo, pelo menos neste Centro de Saúde, é que está tudo muito bem organizado, não esperamos muito tempo e já me aconteceu por duas vezes pedirem-me desculpa pelo tempo que estive a aguardar - no máximo meia-hora. Ontem foi um desses dias. A enfermeira deveria sair às 16h, eu cheguei às 16.30h e mesmo assim a administrativa por sua iniciativa pediu-me para esperar que ia falar com a enfermeira. Esta, apesar da hora, disse que me iria atender. Sim, estive meia hora à espera (é raro ser tanto tempo), mas a senhora enfermeira desfez-se em desculpas!!! 
Ora essa! Ela é que aceitou atender-me já fora de horas e ainda me pede desculpa para aí umas 10 vezes?
Da outra vez o mesmo aconteceu com a minha médica de família...esse pedido de desculpas! A diferença é que a consulta estava marcada.

De qualquer forma, o que quero dizer é que este Centro de Saúde está transformado numa quase clínica privada. Temos écrans onde podemos ver o número das senhas, somos chamados pelo nome por uma máquina - é-nos dito onde nos devemos dirigir: «Senha B84, Ana tal tal... Martins ao atendimento 2», «Ana...Martins ao gabinete de enfermagem 4», «Ana... Martins ao gabinete 1 do Dr. João...».

Ah! E podemos... e até devemos ligar para marcar consultas em vez de lá irmos pessoalmente! E funciona perfeitamente! E não. Não nos marcam a consulta para daqui a um ano (e se for algo urgente podemos lá ir no próprio dia). No máximo dos máximos um mês e é quando os médicos ficam de férias pelo meio. 

Portanto o que é que se quer mais? Os médicos são excelentes, as enfermeiras impecáveis e as funcionárias administrativas uma simpatia. O sistema está bem organizado e tudo corre dentro da normalidade!

Os outros Centros de Saúde não sei como funcionam, mas neste não me venham cá com coisas, conversas e queixumes de que tudo é mau...
Não. Nem tudo é mau senhores portugueses. Calma com isso. 

E o que está bem também é para ser dito.
Portanto, tenho dito.
Bom dia e obrigada.




4 comentários:

  1. Eu concordo contigo, Ana.
    Tenho várias experiências muito positivas do meu Centro de Saúde, que é o de Fernão Ferro. A enfermeira já me chegou a telefonar para me dizer que eu tinha esquecido de ir a uma consulta e que fosse a correr para lá, porque a Doutora ainda estava à minha espera. Também sou como tu, tive a sorte de pertencer ao sistema de saúde da Marinha, no meu caso até aos 20 anos (porque depois comecei a trabalhar). Também não tenho razões de queixa, fui sempre muito bem atendida e não conseguia conceber outra forma de ir ao médico, que não fosse a uma clinica privada. Mas frequento este Centro de Saúde há 20 anos e fui sempre muito, muito bem atendida. Tenho um plano de saúde, que me permite ir a qualquer médico privado, mas sou muito sincera, a não ser que seja alguma consulta específica de especialidade, só utilizo o plano para trazer o médico a casa, porque é totalmente gratuito e também passam receitas e atestados médicos (o que é muito bom para os miúdos quando têm que faltar à escola).
    Beijinho Ana e continua o bom trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom teres a mesma sorte que eu. Obrigada por partilhares a tua experiência. Beijinho Carla!

      Eliminar
  2. Aleluia!

    É mesmo bom ver alguém a falar bem do SNS! E, sim, tem-se tentado melhorar muita, muita coisa neste, apesar de o governo da nação parecer estar mais interessado em que as coisas corram muito mal!
    Mas, contra ventos e tempestades, a malta das unidades de Saúde vai vestindo a camisola e tentando fazer o melhor com os poucos recursos que tem!
    Por vezes as pessoas deviam informar-se em vez de refilar à toa...

    Como funcionário do SNS há 17 anos apenas te posso dizer:

    Obrigado

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então muitos parabéns pelo vosso esforço em melhorar Ulisses!

      As verdades são para serem ditas e já chateia ouvir falar mal do que está bem. Concordo contigo. O que há muitas vezes é mesmo a falta de informação por parte de alguns utentes.
      Falhas? Todos temos. Sei que há dias menos bons, eu lidei com o público muitos anos noutros locais. Talvez por isso seja mais exigente. Mas quando o sistema está bem montado e o atendimento é bom, acho que é algo que tem de ser dito.

      Obrigada pelo teu comentário Ulisses.

      Eliminar