segunda-feira, 7 de abril de 2014

17 MODOS DE CONDUZIR...MAL


Não sei se é só comigo ou se a mais alguém também lhe faz confusão (já para não dizer irritar-se mesmo), com certas situações que acontecem nas estradas por aí fora. 

Eu quanto a mim, passo-me dos carretos com algumas coisas e vou enumerá-las:



  1. Um peão (os mais idosos adoram fazer isto) mete-se à estrada porque está ali uma passadeira e aquela linda pessoa pensa que os carros são automáticos. Quanto a ela, pensa que se carrega num botão qualquer e o carro que vai na estrada bloqueia automaticamente só porque ela vai passar na bela da passadeira. Ainda por cima, se o condutor fizer uma travagem brusca, o belo do peão ainda começa a falar alto e a gesticular cheio de genica.                                                               Eu cá prefiro nem saber o que estão para ali a dizer e aumento o volume do rádio.
  2. Um condutor sai de um estacionamento junto à estrada e faz
    praticamente o mesmo que o peão da passadeira: faz marcha atrás e quem vier que páre à espera que o menino ou a menina saia confortavelmente do seu lugarinho de estacionamento.       Olhe...p
    osso ser eu a dizer-lhe ou a fazer um sinal de que lhe dou tempo e passagem para se pôr à minha frente? É que se não digo nada, quanto a mim, quer dizer que não tenho tempo para o menino ou a menina fazerem as suas manobras e eu ficar ali à espera. Não será?
  3. Um condutor decide meter-se à má fila à minha frente enquanto
    conduzo na estrada e depois segue a sua marcha a 20km/h à minha frente sem me deixar continuar à minha velocidade ou sequer ultrapassá-lo. Tem a lata de se pôr à minha frente e a obrigar-me a ir à velocidade que ele decide. Que respeito pelos outros!
  4. Aquele condutor que nos apita sem razão nenhuma porque acha que tem prioridade quando não tem, ou outra coisa qualquer mais estúpida que possa haver.
    Há pessoas que gostam mesmo das suas buzinas, então toca a usá-las! Faz de conta que ainda têm cinco anos de idade...
  5. O condutor que chega à entrada de uma rotunda e nunca mais de lá sai
    à espera que todos os carros, bicicletas, camiões, autocarros passem. Enquanto não está a rotunda completamente vazia (o que na maior parte dos casos é mais do que raro), não sai dali e atrás dele está já uma fila até "cascos de rolha" por causa do medinho daquela ave rara que não tem agilidade para nada.
  6. Numa autoestrada alguém se lembra de ir na
    faixa mais à esquerda a 40Km/h calmamente como se nada fosse. Não anda nem deixa andar. Muitas das vezes só olha para a frente e nem vê que outros condutores lhe estão a fazer sinais para ele ir para o seu lugarinho e deixá-los passar. Depois se alguém acaba por o ultrapassar pela direita é porque é um fora da lei.
  7. Também numa autoestrada alguém decide ir
    na faixa do meio, quando devia ir na faixa da direita porque vai a 50Km/h. Vá... na pior das hipóteses a 60 ou 70m/h... E passam por ele os carros na faixa tanto da esquerda como da direita... mas ele é que está ali bem na faixazinha do meio, todo contente.
  8. O condutor que estaciona atrás do nosso carro já estacionado e depois
    nem se lembra que a pessoa (eu) quer sair com o carro e não pode. Esquece-se completamente do que fez. Uma vez estive, sem exagero, meia-hora a apitar para poder sair com o meu carro, enquanto a senhora do carro atrás do meu esteve no banco a tratar dos seus assuntos calmamente. Pior: nem desculpa pediu.
  9. E o condutor que pára o carro mesmo em frente a um lugar de
    estacionamento vago? Não estaciona nesse lugar, nem deixa estacionar e ainda temos que lhe pedir por favor se pode dar um jeitinho para podermos entrar naquele lugar que está livre. 
  10. E que dizer quando alguém me vê a entrar para o meu carro e mesmo
    assim estaciona atrás da minha viatura e diz que é só um instantinho e já vem?
  11. Estar num cruzamento a ver se conseguimos ter uma brecha para entrar
    na estrada, enquanto os outros viram e passam ao nosso lado, sem sequer terem a delicadeza de fazer sinal que vão virar para o nosso lado para que possamos perceber que assim podemos entrar na estrada de onde eles vêm.
  12. O condutor que enquanto vamos na estrada...
    pára de repente à nossa frente sem mais nem menos, sem qualquer tipo de sinal e ainda sai do carro para ir tratar de um assunto qualquer, ficando estacionado no meio da estrada. É maravilhoso.
  13. O condutor que faz sinal que vai virar à direita e no último segundo decide virar à esquerda. Muito bom também.
  14. O condutor que não tem o discernimento de olhar para os espelhos enquanto conduz, para ver que pode dar passagem a uma mota ou outra viatura qualquer se se desviasse um bocadinho.
  15. O condutor que pensa só em si próprio e estaciona num local onde
    poderiam estacionar dois carros. Mas só ele é que interessa. Se há dois lugares um ao lado do outro porque não ocupá-los aos dois? Assim fica mais à larga!
  16. E o condutor que tem a mania que o seu carro é muito maior do que é na realidade? É bom para trabalhar na aviação.
  17. E o condutor que vai virar para a esquerda mas se encosta à direita ou fica no meio da faixa e ninguém mais passa enquanto ele ali está, enquanto poderia dar passagem aos outros que não vão virar para o mesmo sentido? É um condutor muito generoso.
Enfim... de repente não me lembro assim de mais nada...

Mas... sou só eu... ou mais alguém se passa com estes comportamentos?

Gostava de ter feedback acerca disto...


2 comentários:

  1. Pois dou-te mais uma...

    ...as rotundas!

    O novo código da estrada clarificou de forma inequivoca como se deve processar o trânsito nas rotundas, mas a maior parte do pessoal não leu o memorando...

    (nem foi uma coisa sobejamente falada nos telejornais e afins...)

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Esqueci-me dessa... que ainda muita gente não aprendeu...
      Foi falado, mas já dei por mim a ir num carro de uma amiga e ela pensar que a forma de contornar era precisamente ao contrário do que foi estipulado...

      Eliminar