sexta-feira, 28 de março de 2014

DILEMAS PORTUGUESES


Agora, desde que estou mais em casa, que trabalho mais em casa (artigos para o SOL e montes de projectos em que estou a trabalhar), uma das minhas rotinas é esta: vou levar o Afonso à escola antes das 8h, chego a casa, tiro um café, ligo a tv e vejo as notícias do dia, quer na caixinha mágica, quer no computador. Ligo o computador para ver novos emails e começar a trabalhar nas minhas coisas. 

Normalmente ligo a tv na SIC, mas acontece que às tantas abstraio-me do que está a dar e deixo os programas a continuarem por ali fora. O que preciso é de barulho de fundo. Manias!...

Mas noutras vezes acabo por olhar para a tv e ver o que se está a passar. Então descobri uma coisa muito bonita. A Maria Helena Martins (ainda por cima tem o mesmo apelido que eu tenho no fim do meu nome), que é uma grande taróloga. 


E digo-vos uma coisa: é um programa muito engraçado. Tão engraçado que comecei a dar-lhe por vezes mais atenção. E então gosto de o ver, porque começo o dia muito melhor. É que o programa é excelente para gargalhar um bocado.


Mas pergunto-me: «Como é possível haver pessoas que ligam para ali para saberem coisas do "arco da velha"?» 
E as respostas da Maria Helena são do "best". 
Sei lá, são coisas que qualquer pessoa com dois dedos de testa também sabem. Só as pessoas que ligam à Maria Helena é que não!

Ora bem, ele há pessoas a perguntarem coisas sobre saúde, trabalho e amores, basicamente. Mas de vez em quando surgem algumas novidades. Foi o caso de ontem. Ligou uma senhora com um dilema. 
Sim, que a pergunta base da Maria Helena é mesmo esta: «qual é o seu dilema meu anjo?»
O dilema dessa senhora de ontem, por exemplo, era saber se quando o marido falecer ela vai ficar com os bens do homem. 
A Carmelinda (chamemos-lhe assim) vive com um homem há 12 anos, mas não é casada com ele e têm uma diferença de idade de 24 anos. O homem é o mais velho. E portanto a Carmelinda tem aquele dilema. Ou seja, a Carmelinda já atura o homem há 12 anos, mas o raio daquela pessoa nunca mais morre. Então o que é que a Carmelinda pensou? «bem... vou ligar à Maria Helena que o sacana do homem é rijo que nem o aço e eu já estou farta de o aturar. Eu vou mas é saber se vou ficar com as coisas do velho, senão vou à minha vida, que já estou farta disto e viro-me para outro lado, experimento outro».


Resposta da Maria Helena: «minha querida, quando ele morrer, o meu anjo tem que ter provas em como viveu com ele esses anos todos. Portanto, guarde todos os papelinhos, todas as facturinhas e tudo o que possa provar que estavam os dois juntos, está bem?».

Epá... e foi isto que a Maria Helena viu nas cartas? Mas isto é um consultório médico ou de advocacia?... 
Era preciso ligar para o 760 e tal... para saber isto? 

E há mais: 
- «Olhe Doutora Maria Helena (as pessoas até lhe chamam Doutora! Mas acho que sim... que tem um curso superior), o meu dilema é a saúde. Queria saber se vou ficar melhor...».
Resposta da Maria Helena: «mas já foi ao médico?»
- «Já sim» - diz a D. Leopoldina
- «Então o que é que ele lhe disse?»
- «Diz que tenho um problema no umbigo»...
- «Olhe meu anjo, siga os conselhos do médico e olhe... coma muitas laranjas que fazem muito bem. Vai ver que se vai sentir muito melhor!»

Ora a Leopoldina não saberia nada destas coisas de não ligasse para o 760 e tal...
Assim ela soube uma novidade! Tem que comer laranjas! Portanto vai já ali à frutaria comprar 3 ou 4 kilos de laranjas ou mais e o assunto fica resolvido! 


Noutra vez, a Doutora Maria Helena disse à Maria Francisca para comer muitas cenouras!... «Que fazem bem aos olhos, mas não só, porque fazem bem a tudo, ok?»

Agora enquanto estou a escrever este post liga uma senhora que está com problemas de pulmões. 
Resposta da Maria Helena: «tem que se agasalhar bem para não ter frio e olhe... sabe aquelas folhas de eucalipto? Faça umas inalações porque faz-lhe muito bem. Mas siga as indicações do médico que eles existem para ajudar está bem? Bom dia e obrigada».

A Maria Helena dá consultas excelentes, portanto. 
Se não fosse ela, o que fariam estas pessoas à sua vidinha? 

Ah! E gosto muito quando a Maria Helena pergunta às suas clientes: «olhe, acredita em certas coisas?»
- «Sim, sim!»
- «Pronto então vou-lhe enviar esta medalinha muito boa, muito bonita. Bom dia e obrigada meu anjo».


E também gosto bastante quando ela diz: «olhe deixe as coisas com Deus, que ele sabe o que vai fazer».

E outra: «tem aqui uma cartinha muito bonita»
Esta faz-me lembrar um sketche com a Maria Rueff, há alguns anos atrás, onde ela dizia. «Ai que cartinha tão bonita! O careca!»

E pronto. É isto.
Deixo-vos aqui um video se quiserem ver mais umas coisinhas, exemplos das respostas bonitas da nossa querida Maria Helena Martins, está bem?

Fiquem bem e lembrem-se: liguem o 760 10303049485756362 que toda a vossa vida vai mudar!


Sem comentários:

Enviar um comentário