sábado, 22 de março de 2014

OS PUTOS CRESCIDOS TAMBÉM TÊM GRAÇA


Dos blogues que vou lendo e alguns que até vou seguindo, não vejo nenhum que fale sobre assuntos de filhos adolescentes
Ou sou eu que ando a ver mal, ou então há aqui uma falha qualquer. 




Vejo (ou leio) muita gente a falar de bebés e crianças pequenitas, como lidar com elas, como fazer isto e aquilo, mas não vejo nada de blogs que nos indiquem como lidar com adolescentes. E francamente era uma coisa que eu gostava e que me dava muito jeito.
O meu filho mais velho fez ontem 13 anos e está numa fase que nem vos digo, nem vos conto...

Já desde há muito tempo que muita gente me dizia: " deixa que o pior é quando forem crescidos... aí é que vão dar trabalho...". 
Sinceramente eu borrifava-me nessa conversa e pensava: "tá bem, tá bem... por acaso andar a mudar fraldas, a preparar biberons, a fazer papas, a andar com montes de tralha cada vez que vou a algum lado, a aturar birras e afins... deve mesmo ser melhor do que quando isso tudo acabar..."


Pois, mas como "pela boca morre o peixe", agora aqui estou eu a queixar-me do trabalho que me dá ter um adolescente em casa. 
Já entrou na fase de responder a qualquer coisa que eu lhe digo... com "sete pedras na mão", entrou na fase de lhe "entrar a 100 e sair a 200", na fase do sabe tudo, na fase do "não fui eu...", na fase de ser esquisito com a roupa, na fase da desarrumação, de espalhar roupa e ténis por todo o lado, na fase em que também faz birras mas agora em modo de amuo e na fase do "faz o que lhe apetece"... a do "quero lá saber".

Então e como é que se lida com isto?
Andei a pesquisar e pouco encontrei sobre este assunto e muito menos em blogs. 
Não os contei mas deve haver mais de mil blogs a falar sobre mamãs e seus bebés... que lindos que são, como comem, como ver-lhes a febre, as doenças que têm, as consultas no médico, a altura, o peso, as brincadeiras e por aí fora... 
Mas sobre adolescentes... não consigo encontrar nenhum blog!

Há um blog que eu sigo e que me faz rir, o da Pedagogia do Terror-(porque esta não é uma mãe fofinha). Ela (a autora) é muito engraçada, tem muita piada e volta e meia fala dos seus filhos que têm algumas atitudes em comum com os meus. Mas não é seu hábito explicar mais aprofundadamente sobre o modo como se lida com algumas situações. E é isso que eu pretendo. 
Eu preciso urgentemente de saber algumas coisas para além daquelas já muito batidas sobre os castigos ou as conversas, que nestas idades já não fazem grande efeito. Principalmente os castigos, a que muitas vezes os meninos conseguem dar a volta de alguma forma mais inteligente... e as conversas nem sempre têm o efeito desejado e podem até gerar discussões e assim não se vai a lado nenhum... Qual é a fórmula mais adequada? Que tipo de conversa devemos ter? Como? Quando?

Bem... então lá requisitei um livro na biblioteca que se chama O Grande Livro do Adolescente - um título muito bem escolhido, já que tem mais de 600 páginas. Até agora ainda só vou na parte das alterações do corpo dos miúdos e miúdas e o que isso implica na vida deles ao nível físico. 
Vamos lá ver se vai haver a parte que pretendo... a de lidar com um adolescente teimoso e com todas aquelas características que já referi.


É que realmente, aquela conversa de "eles crescem tão rápido", não é conversa. É mesmo verdade. E nós não nos habituamos a viver com um adolescente de um dia para o outro. Porque é assim que acontece. Parece que um dia são aqueles meninos queridos, que fazem o que lhes dizemos, que não nos respondem mal, que acham que nós é que temos sempre razão, que nos seguem para todo o lado e... no dia seguinte tudo muda. E nós pais (eu mãe e pai), não estamos preparados para esta transformação tão repentina.

Portanto, olhem... eu vou continuar a ler o livro... e quando surgir algo interessante sobre o assunto, eu vou tentar transcrevê-lo para aqui - pelas minhas palavras, claro. Que eu não sou pessoa de fazer "copy-paste". Gosto de ser eu a escrever pelas minhas palavrinhas.

Por outro lado, se alguém conhecer um blog que fale neste assunto, alguém que mo indique por favor. Ou então sugiro que alguém comece a fazer um!!!
Que tal?


Além disso, também nem tudo são problemas com os adolescentes. Eles também têm situações do "arco da velha", com que nos podemos rir um bocadinho. E têm muita criatividade... 
Que tal falarmos também sobre isso, assim como fazemos sobre as gracinhas dos bebés?

Será que essa troca de experiências sobre os nossos filhos mais velhos não trará alguns assuntos giros e interessantes?

Aguardo respostas e novidades. 
Ba la beri...

Sem comentários:

Enviar um comentário