terça-feira, 24 de setembro de 2013

BANCOS INTELIGENTES OU PAPÕES ???


Bem... o assunto de hoje... dá "pano para mangas"...
É que se começar do princípio vou ficar a escrever até amanhã...
Vou tentar abreviar...

Basicamente quero desde já aqui manifestar a minha solidariedade às pessoas que se encontram na mesma situação do que eu... porque não acredito que seja a única. Não quero acreditar nisso (não que deseje mal a alguém) mas recuso-me a ser a "coitadinha"!!! E se houver alguém que queira trocar ideias, sinta-se à vontade!!!

Eu disse "basicamente"... ok? 
Porque claro que há pessoas e pessoas e casos e casos... e também sei que há casos em que é só queixume e depois vai-se a ver... e afinal as pessoas estão melhor que bem! Espertas, a ganhar de todos os lados, e sempre na mesma ladainha... a ver se ganham daqui e dali... 
Sei de vários casos. Um dos que mais confusão me faz é o de uma senhora que vai todos os dias buscar comida àqueles sítios para "os pobrezinhos" e depois tem a filha num colégio privado. Este é um exemplo.

Bem sei que a necessidade leva a fazer muitas coisas... mas há limites. 

O que me chateia é que os espertalhuços e espertalhuças acabam por me prejudicar a mim, que neste momento preciso mesmo de ajuda e "não há"!!! Pois... para mim não há, que trabalhei pelo menos 20 anos a descontar (fora os part-times de verão em que também descontei)...
... mas para outros, cheios de truques e cambalachos... HÁ!!!

Enfim... passando à frente...

Tive um negócio que me deu cabo da vida. Empatei lá todo o dinheiro que tinha e que não tinha. 
Sim, é verdade...eram mesmo só facilidades, o que serviu para me "enterrar". 
Tive que fechar a loja ao fim de 3 anos para não ter que chegar ao ponto de faltar com ordenados, porque para mim as pessoas estavam sempre primeiro e aquilo estava mesmo mau... 

Mas fui muito burrinha, porque eu não dou para ter negócios... 
...e olhem que os que menos ou nada me enganaram foram os clientes!!! Houve 3 ou 4 empregados que me foram minimamente leais e de resto... só enganos... desde contabilistas a sócios... e por aí fora...
Se calhar é bom dizer, para que percebam, que o negócio era uma imobiliária... e pior do que isso: era um franchising (cheio de regras e compromissos).

A partir do encerramento foi crescendo a bola de neve... não conseguia arranjar trabalho nem pagar os empréstimos e um dos bancos foi completamente inflexível... queria 600 euros por mês por um crédito relativamente baixo. Ora como é que eu podia ir trabalhar por conta de outrém e pagar esse valor? 
Uma vez por ano vou lá, a ver se por um acaso já compreendem melhor o que se passa e resolvem mudar a postura. Que tenho outras despesas e dois filhos... Mas, NADA. Continuam implacáveis. Podiam ir ganhando alguma coisa, mesmo que pouca, mas preferem assim... NÃO ENTENDO!!!


Com isto tudo estou em risco de perder o resto que ainda tenho desde há 17 anos para cá. Já perdi os carros... agora falta o resto. 

Para ajudar à coisa, entretanto só arranjei trabalhos a ganhar mesmo mal, mas tinha que agarrar-me a qualquer coisa, não?
Em Janeiro fiquei desempregada depois de dar o tudo por tudo. Quando pensei que dentro da mesma empresa tinha mudado para melhor, afinal enganei-me. Isso às vezes é mesmo um engano. Aprendam. 

E depois, pior ainda: por causa ainda da minha ex-empresa estive 6 meses à espera do fundo de desemprego. 

Entretanto tinha uma conta ordenado num banco com quem lidava desde 1994. 
Certo é que em tempos áureos, me ligavam sempre a avisar de tudo e mais alguma coisa e a oferecerem-me também tudo e mais alguma coisa. 

Agora que já não tinha nada, também nada me disseram enquanto não estive a receber nestes meses...
É certo que eu também não disse, porque estava sempre à espera de receber a qualquer momento e que a situação voltasse à normalidade possível.

Mas eis senão quando... recebo uma carta e um e-mail logo com um plano de pagamentos. Assim, sem mais: "ah e tal... você deve isto... já lhe tirámos tudo, está aqui a simulação e agora paga isto senão vamos enviar a informação ao Banco de Portugal!"
E de seguida ligaram-me!!! Olha que bonitos, tão amorosos e simpáticos... 

Pois. E sabem porque o fizeram desta forma? Porque assim "supostamente" é muito mais lucrativo!!! Digo supostamente, porque afinal não foram saber realmente o que se passa comigo actualmente e que afinal se calhar há outras coisas à frente...
Agora querem que eu pague um valor mensal, que no fim me vai ficar em mais do dobro da dívida! 
Então para que me iam ligar antes? Nã nã..."Agora que ela está em dificuldades já não lhe dizemos nada... e assim ganhamos muito mais!!! Ela sempre foi certinha, nunca teve problemas connosco... portanto agora vai ficar cheia de medo, e vai pagar mais do dobro! Metemos-lhe medo com o Banco de Portugal e já está! Muito melhor negócio pá!!!"

Hoje recebo novamente outro telefonema, inicialmente bem arrogante, a perguntar quando vou assinar os papeis, senão amanhã o processo segue para o BP. 

Opá... alguém se lembra daquela carta de um senhor que diz que esperem que há-de chegar a sua vez? Foi a vontade que me deu...

Desculpem, quem me conhece sabe que eu era certinha, aliás para fazerem uma ideia, eu trabalhei num banco (aliás dois, mas no primeiro estive pouco tempo - mudei para o outro)!!! Portanto vejam como as coisas podem mudar na nossa vida!!!
Eu queria resolver isto tudo, mas a casa já não vale aquilo que eu devo e o que ganho no fundo de desemprego não dá para viver, sinceramente... se não for eu a ir vendendo algumas coisas que reciclo ou tenho aqui por casa...não sei... e passo momentos complicados, sim. 
Não estou parada, estou a fazer pela vida... a dar o meu melhor para arranjar um trabalho, ou mais do que um... porque neste momento sou apenas estagiária não remunerada... e nada sei do que vai acontecer no final... 

Haverão pessoas que a esta altura já estão a pensar... "ela não devia estar para aqui a contar coisas tão pessoais"... mas sabem uma coisa? Pior do que estou já não posso ficar... portanto desabafo...pode ser?
Opá quero lá saber... assim quem não gosta de mim pode regozijar-se com esta conversa... e eu não me importo. "Tou nem aí!..."

Ao fim de dois anos de angústia, onde todo o meu dinheiro e mais algum que arranjasse ia para os bancos e tudo o resto, fartei-me. Cansei-me de não viver. Cansei-me de falar com eles, cansei-me de tentar que me dessem uma hipótese plausível, até eu me endireitar.
Já não acredito em nada nem ninguém. Cada um olha para si e ninguém compreende ninguém. Querem é prémios e comissões.
Nem o tribunal me compreende na situação dos meus filhos (uma história que já contei aqui), cujo pai tem uma vida "do bom e do melhor", com IPhone, com roupas de marca, casa paga e por aí fora... e a mim é que me massacram com perguntas e perguntinhas.

Estou cansada. Muito cansada. 
Cheguei a um ponto que desisto. Já sei o que é abrir a caixa do correio e nem ter vontade de abrir as cartas porque nunca vem nada de bom. 
Mas às vezes acabo por ter que me rir, porque as empresas estão tão desesperadas, que é só "mandarem o barro à parede"!... Já inventam dívidas de coisas que não tenho!!! Até as Finanças, com aquelas histórias dos selos dos carros... Anda tudo a ver de onde pode "sacar"... e acho que qualquer dia já vale "tirar olhos"...

Já não quero falar com mais ninguém porque não me ouvem e se me tirarem o resto que ainda tenho, vou-me embora. 
Já pouco acredito em Portugal ou em melhoras. Nem nessas conversas que está tudo mais flexível e que há sempre uma solução. 
Eu não vejo luz ao fundo do túnel... e tenho muita pena, sinceramente. 
Nasci na altura errada, a dos "outsorcings", dos recibos verdes, etc... e fiz tudo ao contrário ao querer andar para a frente e a ser certinha. E do que é que isso me valeu? Afinal... de nada... 


Tentar fazer tudo bem neste país não tem crédito nem mérito. Já lá vai o tempo, concerteza, se é que o houve realmente. Eu estou fora desse tempo, isso é certo.
Quem tem crédito são aqueles a quem desculpam empréstimos de milhões... e o resto que se lixe!!! 

A minha mãe trabalhou para uma pessoa "importante" (mesmo). E sabem aquilo que se vê nas telenovelas? Sim... é mesmo verdade. Não são todos, mas a maioria dos ricos está-se a borrifar para o mal dos outros, mesmo aqueles que lhes estão próximos. Tentei uma vez falar com essa pessoa. Não era para me arranjar "um tacho". Era para ver se me podia ajudar com a situação dos meus filhos no tribunal com o pai e aconselhar-me nisso e porque alguém se recusou a dar-me trabalho por eu ter "esses" dois filhos, coisa que o empregador me disse descaradamente. 
E essa pessoa a quem pedi ajuda... apenas me disse que... tinha muita pena!!!... E mais não digo, porque é de "bradar aos céus"...
Pena? Pena não me resolve nada, obrigada.  

Não pedi "tachos", casas, ou empregados para me lavarem a roupa, tratarem dos miúdos e limparem a casa como essa gente tem, um para cada coisa. Foi um pedido simples e porque estava desesperada de inicio. 

Mas obrigada a toda esta gente que me compreende e acha que eu é que sou daquelas que só quero aproveitar-me nesta altura em que muitos sim, se aproveitam por causa da crise
O pior é que esses conseguem!!!

E mais! Sabem porque é que não acreditam em mim? 
Incrivelmente porque tenho alguns estudos, sei falar minimamente, não digo "bacoradas" e porque ao que parece, ando bem vestida. 
Nem pensam um pouco... 
...que compro (às vezes) roupa na "boutique alcofa" e que apenas sei conjugar as roupas umas com as outras, não tenho 100kg e ainda tenho vestuário de há 10 anos atrás, que felizmente comprei quando podia e o soube conservar!!!

Não me venham com "m...s", porque eu sei também pelo que vejo que o dinheiro não traz plena felicidade, mas facilita muita coisa, como diz a Catarina Beato (Dias de uma Princesa)... 

e olhem...eu estou farta dele e do mundo girar em seu redor!!!






Um conselho: não deixem de viver por causa "deles". Façam apenas aquilo que puderem, nada mais do que isso, porque o tempo não volta atrás e "eles" não reconhecem. Querem sempre mais e mais... 

4 comentários:

  1. Bem eu sempre te achei uma humilde, simples mesmo quando andavas de Dt e eu a pé, mas dou-te os meus parabéns! Respeito-te a valer! E é isso mesmo, penso como tu, as pessoas, nossas "Amigas", só quando lhes pagas a Bica!
    E sim acho que deves escrever aqui não tens respostas parvas do tipo, ai se soubesses a minha vida...e só lhes falta uma capa no sapato...
    Obrigado Ana por este momento!

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana ...
    Lamentável mesmo, ao que este pais chegou de querer tirar o Nada a quem Nada tem...
    Onde está a troika??? Para as famílias, para as pessoas em dificuldade que querem trabalhar pagar as suas obrigações,e por muito que vão a luta vêm os tubarões dos bancos tirar nos o tapete com ameaças...
    E escolhem cada gentinha para o efeito, que até dá vontade de fazer uma espera a porta ,pessoas que se acham acima dos outros e ainda tentam nos humilhar "recebi um telefonema desses fiquei capaz de "@§€&?"
    Querida Ana, guerreira que és, sei que por vezes as armas já te faltam,eu acredito e acho que tu também acreditas ,nem sempre tudo vai estar mal ,força Ana,sei que muitas vezes o pouco ou muito que se diga que se escreva que se grite já poucas coisas nos alivia ...Mas a que continuar ate que nos deixem ...
    Gosto muito seguir o que escreves e acredito que ainda vou ler muita coisa boa que te irá começar acontecer força ...

    ResponderEliminar
  3. Olá Bruno!!!
    Não estou a ver quem és!!! Muito obrigada pelo teu comentário!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  4. Paulo, escusado será dizer, que mais uma vez me dás força. Obrigada. Espero que sim, tenho fé que alguma coisa há-de acontecer e um dia rir-me disto tudo...
    Mas rir não vou rir... sei que não... sorrir - sim, é isso... sorrir! Já é muito bom. E fica a maior lição de todas: nunca julgar ninguém, nem pensar que as coisas só acontecem aos outros.
    Beijinho

    ResponderEliminar