domingo, 22 de setembro de 2013

QUE "HISTÓRIA" VEM A SER ESSA???


Se há coisa que sempre me irritou e continua a irritar, é aquela célebre máxima de que "os jovens de hoje não têm nada na cabeça", "não prestam", etc. etc...
Enfim... será que algum dia haverá jovens que prestam? É que pelo que ouço desde míuda pergunto-me: afinal há quantos anos é que houve "boas gerações"???

Tenham paciência... 
Os jovens sempre foram assim!!! Tal como o resto das "pessoas"!!! Uns melhores, outros piores! Tal como em todas as profissões!!! Uns bons e outros que mais valia, eles sim, irem para uma casa de correcção!!!

Então afinal o que se passou? Quando é que os jovens passaram a ser "inúteis e burros"? É que na minha adolescência já ouvia esta "história"... E agora dou por mim a ouvir isso de pessoas da minha idade!!! As tais que supostamente não prestavam e que hoje são doutores e engenheiros!!!

Desculpem-me a minha ousadia, mas eu não concordo. 
Se vamos pelo lado da moda e aquilo que vestem... ai ai... é por aí que se vê alguma coisa?
Afinal não conquistámos a tal da liberdade? Então porque se continua a ter preconceitos com as roupas, sapatos, chapéus, cortes de cabelo?
Já era altura de nos deixarmos disso não? E agora falo para aqueles da minha geração (nascidos nos anos 70). Quem não teve manias? Quem nunca fez um corte de cabelo mais ousado? Quem nunca teve umas calças rasgadas e os pais a chatearem por isso? 
Nós próprios... não seguimos as tendências?... Não compramos aquelas t-shirt's com o padrão da moda, sapatos da moda, casacos, calças, tennis, etc.etc.???

Que eu saiba sempre foi assim!!! Sempre houve modas mais ou menos "esquisitas"... 
Mas se há coisa que me chateia é julgar-se uma pessoa pela roupa que veste. E se calhar aqueles que achamos que estão "bem vestidos", afinal são os piores amigos, os piores colegas e os mais arrogantes. E pior do que isso: se calhar nem fazem nada de novo, limitam-se a gozar com os outros e a ficarem sentados à espera que façam tudo por eles...

Não meus caros, não é a roupa, cabelo, acessórios ou sapatos que nos dizem se a pessoa é boa, se tem bom íntimo, se é inteligente e se tem algum talento e ideias diferentes.

É claro que também não me agrada ver miúdas de 14 anos todas maquilhadas, com saltos onde não conseguem andar e com camisolas transparentes, justas e abaixo do rabo. Chamam-lhes vestidos, mas para mim não podem ter esse nome. Pois. Também não gosto. Acho perigoso. Acho um pouco demais. 
Mas ainda estão a aprender. Querem ser rapidamente mulheres, esse é o seu erro. Mas são coisas que acabam por passar. Com o tempo vão começar a perceber que afinal aquilo não é necessário e que até é mesmo demais. 

Enfim, tal como digo, há de tudo. Bons, maus, com mais juízo, com menos juízo. Mas muitos deles não passam de miudos ingénuos. Porque ser adolescente é isso mesmo: é a fase de aprendizagem para se tornarem adultos.

No entanto, parece que ninguém quer ver que há tantos, mas tantos talentos, que há tantos jovens com tão boas ideias e iniciativas!... 
Eu tenho conhecido vários! Cada vez mais!
Há sempre um talento dentro de um ser humano. Nem todos podemos ser excelentes a matemática, desporto, português, ciências, desenho...
Então porque não potencializar e mostrar aquilo que cada um tem de melhor?

Esta semana estive à conversa com uma jovem de 30 anos. 
Quer dizer, estive mais calada do que outra coisa... embasbacada com as ideias dela, com o seu à-vontade, a sua simpatia, a sua simplicidade, a sua forma de ver o mundo.
Talvez muita gente passou por ela na rua e ficou a pensar: "mais uma maluca sem nada na cabeça". Mas tinha.Trazia um turbante, o cabelo lilás, uns sapatos com pintinhas, calções e o resto nem reparei muito bem... tal é aquilo que eu ligo à roupa das pessoas...

Eu sou vaidosa. Eu tenho que me sentir bem quando saio à rua! Mas a partir daí... quero lá saber da roupa dos outros!!! Desde que andem limpos!!! Sim, porque isso é que não dá né? Mas eu não vejo jovens desses. Os maus cheiros normalmente, quando os sinto, até vêm de pessoas mais velhas...

Bem... a M tem um filho da idade do meu mais velho. Ela foi mãe novinha, mas no país de onde vem isso é super-normal. Por esta altura, outras da idade dela até já têm mais dois ou três.
A M é jornalista. Não aqui. Não na terra dela. Anda pelo mundo. Tudo começou muito naturalmente! E sabem porquê? 
Porque não é uma jovem fútil. E sabem qual o sonho dela? Dar a conhecer ao mundo todos os outros jovens que são como ela! Todos os que têm talento, que gostam de inovar, que são bons no que fazem, nem que sejam graffitis, que ajudam a dar cor e vida a muitos sítios cinzentos. 

E há tantos jovens com talento, ideias novas, inteligentes...





Por favor pessoas, parem de dizer mal dos jovens. 

São apenas jovens... mas são pessoas como todas as outras, com virtudes e defeitos e que por terem uma vida pela frente, e porque estão a aprender a ser adultos, ainda não se renderam às milhares de regras da sociedade... muitas delas tão ridículas...

Sem comentários:

Enviar um comentário