terça-feira, 10 de setembro de 2013

O que é o Facebook?

O Facebook é mesmo um fenómeno curioso…


Para mim é:


Fraco – porque há quem o utilize compulsivamente e viva a sua vida em função dele…
Amoroso – quando partilhamos os nossos melhores sentimentos por alguém
Cínico – quando as pessoas demonstram aquilo que não são
Eléctrico - quando ficamos a mil para acompanharmos todos os "posts", vermos filmes, ouvirmos música, escrevermos, falarmos com amigos... etc... etc... etc... ufff!!!
Belo – quando se partilham aquela máximas de vida, que embora feitas e conhecidas, são sempre bonitas…
Optimo – para reencontrar família ou amigos que não vemos há muuuuito tempo…
Ousado – porque há quem o use para partilhar os seus desejos e fotos mais intimas…
Krido – nas partilhas de mensagens com crianças bonitas, animais engraçados, bonequinhos que desejam boa tarde, boa noite, bom fim de semana, etc., etc…


Enfim… e muito mais…


O que é certo é que o que mais se destaca aqui quanto a mim é:
  • No lado mau… a forma como as pessoas utilizam esta “maravilha” para serem más umas com as outras…(“não me manda as fotos?...Vou bloqueá-la…”, “foi sair e não me disse nada?...ora toma que já não me vês mais…” …entre outras mesquinhices e coisas piores) …e com bocas e mais bocas, recadinhos, indirectas… onde elas próprias são donas da razão, maravilhosas e os outros são todos maus…
  • No lado bom…o Facebook é excelente para proporcionar os reencontros de pessoas que provavelmente não se voltariam a ver ou a falar por vicissitudes da vida…


Há ainda um ponto importante da actualidade: os portugueses que voltam a partir para o estrangeiro como antigamente, mas que hoje, através de sites como o Facebook, continuam conectados com o nosso país, cada vez mais desgraçado...


E a onda de manifestações contra tantas medidas de austeridade, sobre as quais a grande maioria não teve lucro nenhum e que agora é obrigada a pagar pelos outros?…começou aqui mesmo - no Facebook
A Manifestação de 15 de Setembro foi realmente um grande momento, muito comovente e fez com que víssemos o quanto podemos estar unidos, quando queremos e quando o Facebook ajuda.


E tenho a sensação que apesar dos “defeitos”…o Facebook tem muitas virtudes... e uma delas será mudar mentalidades, unir forças e mudar o mundo…embora andem sempre por aí os que tentam “minar” o bem com o mal… mas isto (Facebook)…ainda vai mudar o mundo. É um sonho meu. Pelo menos foi um bom motor de arranque...

Sem comentários:

Enviar um comentário