segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

FACTOR X PARA TODOS


Não quero estar novamente a pedir desculpa senão torna-se cansativo não é? 
Bem... enfim... estive numa espécie de férias, porque me apeteceu e porque tinha mesmo de ser...
Agora venho com mais força (espero eu).


Bem... acabo de ver o Factor X, sabem o que é? Aquele concurso televisivo de malta que canta e que tem o... Factor X!
O BERG ganhou 100.000 euros e um carrito. 
Claro que também houve outros concorrentes muito bons.
No entanto, para quem ainda duvida deste rapaz, a verdade é que ele é mesmo assim. 





E para quem me conhece bem... sabe que eu adoro música ao vivo (e vem-me sempre à memória a voz do meu professor a dizer: «mas existe vivó morto?»... opá... poupem-me, sobre ele hei-de falar um dia se me apetecer). 

Continuando... como adoro aquilo que já disse, assim que saio para a "night", tento sempre puxar tudo e todos para irem comigo à procura de boa música. Às vezes não me saio lá muito bem, como foi o caso da noite do meu aniversário em que apanhei com uma banda de garagem literalmente. Mesmo. O som era mau, tudo era mau... enfim, uma banda a não repetir. Mas digo-vos que felizmente isto é raro acontecer. O pior é que quando acontece... lá estou eu com alguém a quem quero mostrar que música ao vivo é bom... e depois saiem-me destas.
O que vale é que se contam mais a vezes em que o saldo é positivo. Uff...

Então o que é que acontece? O normal. Lá ando eu pelos locais onde há música ao vivo, claro. E é por isso que eu já conhecia o BERG mesmo antes de ele ter este sucesso. Para já, como adoro música, sei bem que ele acompanhava o xôr Rui Veloso. Depois já conhecia os álbuns que fez a solo. A seguir... Ele faz parte da banda Eu e os Outros, que tocam à 3ª feira... não vou dizer onde. Só se me pedirem com muita força. 
Ok, vocês vão pesquisar e vão saber rapidamente. No problem.
Eu e os Outros, porque ele ou os outros podem estar ou não porque todos têm carreiras paralelas. Um deles é o João Dungo (casado com uma das filhas do excelente Miguel Esteves Cardoso), também ele na casa dos 40 anos, com um recente programa televisivo sobre a sua pessoa, faz parte (e é o principal) da banda dos Jimdungo, uma personagem excelente, espectacular. E atenção aquilo é mesmo uma personagem muito diferente... em cada uma das bandas, o que é giro de se ver. A primeira vez que o vi foi a actuar com os Jimdungo e achei-o horrível porque se metia com as pessoas e era bruto, chegava a ser inconveniente com elas, enquanto actuava em palco. Só depois me apercebi que aquilo era tudo "fachada". E assim respirei de alívio.


O BERG era e é mesmo aquela pessoa que se vê. Muito meigo, doce, boa onda mesmo. Não sei se é boa onda por praticar surf, mas sei e posso dizer que é boa onda. Já falei com ele, conheci-o, fiz um artigo sobre ele e posso dizer que sim, ele é mesmo assim como se vê.
Aliás, uma coisa gira que eu vejo nas pessoas que são mais ou menos da minha idade é que já não têm muita paciência para fingirem aquilo que são, sejam maus ou bons, simpáticos ou antipáticos. E isso é excelente. Quando não o fazem... acho que ainda não cresceram, simplesmente.




Mas o facto de ele ganhar, não me deixa apenas feliz porque ele é boa pessoa. Ele lutou por aquilo que queria e ambicionava e conseguiu. É isso.
Ok, acontece com mais pessoas, já sabemos. Mas não acontece se não houver persistência e muita... muita vontade e muito trabalho. E com isto, quero dizer, que algumas coisas, por momentos, têm que ficar para 2º plano e há por isso, sacrifícios a fazer.

Também já conhecemos alguns casos, como o do Eusébio, o do Cristiano Ronaldo, o do José Mourinho ou até mesmo o do Passos Coelho! 
Podemos não gostar deles ou de algum deles, mas convenhamos que têm sido homens bastante persistentes nos seus objectivos não? O último que referi... até já está a ficar careca, penso que deve ser da pressão e nervos que tem apanhado com tanta gente contra ele, mas lá que é persistente, isso não me podem negar.

E isto meus amigos, a mim, só me faz bem. 
Faz-me bem porque ultimamente, um dos meus problemas maiores se relaciona com a minha idade.
É verdade sim, bem me podem ir dizendo que não pareço ter a idade que tenho, que aqueles que não me conhecem me dêem menos 10 anos do que tenho, que me digam que isso está na cabeça... mas o que é facto, é que cada vez mais penso na minha idade (acabei de fazer 39 anos, que horror!) e nunca pensei que isto me podia acontecer a mim!

Quando temos 14 anos queremos chegar rapidamente aos 18, depois aos 20, depois aos 25. A partir dos 30 já não apetece nada acrescentar mais anos à nossa idade. Essa é que é essa. Penso que isto acontece mais às mulheres, porque afinal até há um estudo que diz que os homens só deixam de ser crianças aos 54... portanto eles devem demorar mais um tempinho... 
Digam-me vocês homens, de vossa justiça. 


Mesmo assim há alguns homens que têm que ser uma referência para mim, porque senão onde vou encontrar forças para lutar por aquilo que eu quero?
Nã... não posso pensar que ando aqui só por andar e que não vou fazer aquilo que realmente gosto.
Portanto, o BERG é mais uma referência, porque tem 43 anos e conseguiu o que queria, com muito trabalho e persistência. 

O que também é certo nestas pessoas é que têm todo um "background" atrás. 
Sim, têm uns "bastidores" muito bons. Têm uma família inteira a torcer por eles, que acredita neles e lhes dá força. E amigos, também. Aqueles verdadeiros amigos que os querem ver bem, em vez de os invejar e ou de lhes desejar todo o insucesso possível.

Bem, eu não posso dizer que tenho família. Os meus filhos ainda não entendem muito bem o que se passa comigo, a minha mãe não acredita em mim, o meu pai (o único que me dava força) faleceu e a restante família está muito distante, não só em Kms, mas em tudo... 

No entanto hoje, finalmente, já posso dizer que tenho amigos mesmo amigos, daqueles que me querem ver bem e que sinto que realmente gostam de mim. Foi difícil perceber, mas no dia de hoje já sou capaz de distinguir e de saber quem realmente me quer bem. E é nestes amigos, mais presentes, ou até mais virtuais, que me tento apoiar. É nestes que quero acreditar quando vejo que as palavras de força são sinceras, sem medos, sem invejas, sem maldade, apenas com sinceridade e veracidade. E que me "dão na cabeça" quando tem de ser. Isto é ser amigo. Para o bem e para o mal. Para tudo o que é preciso.

Então o que é que penso? 
Que cheguei à fase em que quero finalmente fazer aquilo que gosto (desculpem se estou a ser repetitiva, mas quero que todos entendam mesmo!) e que realizar os sonhos pode não ser assim tão impossível, mesmo que no meu caso eu já seja velha. Sim, meus amigos, todos sabemos que na minha idade já não presto para nada em Portugal não é? Velha para trabalhar, nova para a reforma, etc, etc. e tal....

MAS...
Se eu persistir, se eu trabalhar muito e se continuar a correr atrás daquilo que quero... até pode ser que consiga!... E vocês também!!!!!!
Não posso ser obrigada a trabalhar o resto da minha vida naquilo que não gosto! E vocês também!!!!!!

O BERG faz-me mais uma vez pensar que os sonhos não são todos apenas isso, não são todos inatingíveis e que afinal os podemos alcançar se a nossa força for maior. 
Não só o Berg, como um professor meu que publicou um livro recentemente. Tem 67 anos e na cerimónia do lançamento, uma das personalidades presentes, bem disse que se ele tivesse 20 anos nunca conseguiria escrever aquele livro, aquele tema, tudo aquilo, enfim.

O José Mourinho, os políticos (bons ou maus), atingem ou atingiram o seu ponto máximo já depois dos 40 anos de idade. E isto quer dizer que nesta idade não somos parasitas, nem incapazes.
Nesta idade, pelo contrário, é quando estamos no auge das nossas capacidades.
Por algum motivo muita gente diz que queria voltar a ter 20, mas com a sabedoria dos 40. 
Pois é. Não é por acaso. 
Ao nível físico as coisas podem piorar para alguns, mas a consciência do mundo, de nós, dos outros, de tudo, melhora com certeza. Pelos menos para aqueles que não ficam estagnados a ver "a banda passar".

Pensem comigo e concluam que a frase comum nunca é tarde, não é uma frase comum não. Não é inventada. Não é mentirosa. Não é dita só por dizer. 
Todos nós podemos ter o Factor X em alguma coisa. É preciso não desistir.


Era isto.





Sem comentários:

Enviar um comentário