segunda-feira, 7 de outubro de 2013

CARTAS E CARTINHAS, PAPÉIS E PAPELINHOS, PERGUNTAS E PERGUNTINHAS...


Voltando à questão que falei em "Uma Aventura no Tribunal"... houve novos desenvolvimentos... que foram... NADA!!!





Mais uma vez... continua a ver-se que bem que trabalha esta gente! Ora bem!!!
Mas agora já não sei se será só culpa do Tribunal... embora estejam mesmo empenhados em querer saber informações da minha conta bancária...





Na semana passada deparo-me com um aviso de uma carta registada na caixa do correio. Por entre os Professores "Mamadus" e "Bambolins", jornais informativos, folhetos das excursões que vendem colchões, publicidades dos supermercados, a conta da água e uma cartinha das Finanças... estava lá um aviso dos CTT. 
É verdade. Eu tinha uma carta para ir levantar... e o carteiro escreveu e muito bem, que o remetente era o Tribunal (tal, tal) e a carta que se referia ao processo nº...(tal,tal) que é aquele que ainda anda para lá às voltas há dois anos... (já deve ter cá umas náuseas...)
E se as pessoas fossem competentes... os processos resolviam-se para dar lugar a outros... e já não podiam dizer que há milhares de processos pendentes... 
Pois, mas isso também acarreta muita conversa...

Ora o que é que eu pensei?
Bem... "querem ver que é desta que tenho uma boa notícia??? Finalmente???" 
Pois, se já me fizeram tantas perguntas, pediram tantos papeis, relatórios e afins... 
"ai... querem ver que é desta? Que agora me entenderam e vão ajudar?".
Confesso que fiquei quase em êxtase... não consegui deixar de pensar mais naquilo... já me estava a ver a resolver alguns problemas... 

Mas a carta só estaria disponível para levantar no dia seguinte!!!
E eu só a pensar naquilo... e a remoer "eu não vou conseguir dormir até amanhã!... são mais de dois anos de espera!!!"
Não aguentei. Às cinco da tarde dei corda aos sapatos e fui aos CTT. Por sorte, a carta já lá estava!!! E a funcionária entregou-ma, sem alaridos nem complicações!... 
Ou seja, da parte dos CTT tudo funcionou sem alarmes, nem confusões e com eficiência. YES!!!
Eu estava toda a tremer quando recebi aquele envelope das mãos da funcionária...
Saí à pressa. Andei mais uns passos para me afastar dali e abrir o envelope.

Eis o comunicado:
"...constata-se que efectivamente, a requerente deu autorização para o (nome do Banco) prestar as informações solicitadas, pelo que não se vislumbra a resistência da aludida instituição bancária em prestar aquelas. (...) notifica-se a requerente para se dirigir ao (nome do Banco), no intuito de aí reforçar que autoriza a prestação das mencionadas informações."

É de salientar que este palavreado não é para qualquer um (e eu cortei o mais difícil) ... De certeza que há pessoas que pegam nestas cartinhas e vão pedir a sua tradução... pois como sabemos, no nosso país ainda há muita gente com dificuldades em ler todas estas palavrinhas e entendê-las... 
Não bastava: "o seu Banco não nos quer dar informações... e nós precisamos delas... como é que é? Vai lá falar com eles ou ficamos por aqui?"... claro que estou a brincar... isto também era inadmissível...




E pronto. Chegou a altura de empurrar a questão de uns para os outros: agora o problema é que uns querem ver a minha conta bancária e sei lá mais o quê... e os outros não deixam! Mesmo com uma declaração minha a dar autorização para isso!!! "Nã nã... que a gente tem que manter os nossos postos de trabalho... por isso vamos aqui trocar uma correspondência para fazer tempo... e assim estarmos cheios de coisas para fazer!". 

Hoje fui ao Banco. Explicada a situação, a funcionária diz que nunca viu algo semelhante. Não sabia o que fazer com aquilo. Ficou com cópia das cartas trocadas entre "eles" e o Tribunal e vai falar com o respectivo departamento... agora vou aguardar um telefonema... 
Tão bom não é? Parece que estamos a encomendar um produto para o cabelo... está esgotado, e portanto ligam para nós assim que chegar!!! E viva a burocracia e a falta de empenho no trabalho!!!

Portanto, isto é coisa para demorar mais uns 10 meses no mínimo, já que a resposta do banco foi enviada ao Tribunal em Janeiro deste ano e estes últimos só me "informam" disso em Outubro...
Coisa pouca... 
... e depois dizem que é tudo pelo "superior interesse dos menores"... 

E quem não vive isto, admira-se com as desgraças que acontecem: mães desesperadas que não conseguem fazer face às despesas, que ou dão de comer aos filhos e ficam na rua, ou pagam a renda de casa, água e luz e ficam sem comer... e depois disso ainda são condenadas...
Aos pais não se faz nada... é deixá-los andar... 
E assim é fácil fazer filhos... para alguns... e por isso conheço casos em que eles já vão na 3ª ou 4ª mulher e uma carrada de filhos: dois duma, três de outra, um de outra... e não dão pensão de alimentos a nenhum... é fácil e barato! Não sei é se dá milhões... mas como já vi de tudo...
Será que vivemos na Arábia Saudita e não nos demos conta? Teremos que, nós as mulheres, um dia destes sair à rua de burca e deixarmos de poder conduzir?

E assim vai este país...

Se essas mães aflitas optam por pedir na rua, levam com o mal que vem de trás... que é o de não receberem nada de ninguém, porque andam muitos a pedir que nem sequer precisam... e outros que até são malcriados, como aquele do metro (que quem lá anda conhece de certeza: o ceguinho que tem a mania que é rapper...).

Mas se elas optam por pedir ajuda onde devem fazê-lo... é isto que se vê.
Se for preciso ainda metem as crianças numa instituição alegando que a mãe não tem condições. Não se admirem...

As mães por sua vez acabam mesmo por dar em doidas, pelo desespero a que são sujeitas... porque a falta de dinheiro é mesmo muito triste... e a ajuda que é "apregoada" nunca aparece...

Ainda me lembro de uma pessoa, cujo o filho teve de ser acompanhado por uma pedopsiquiatra. Foram lá várias vezes, durante dois anos. A Doutora só falou com a criança 5 minutos na 1ª consulta. A partir daí foi "vira o disco e toca o mesmo"...  isto para os mais novos quer dizer que é como o CD só ter uma música ok?



A Sra. Doutora nunca se lembrava do que já tinha sido falado. Estava os primeiros dez minutos a olhar para as gatafunhadas que tinha escrito em papeis que pareciam de rascunho. 
Como ela própria não entendia nada da sua letra, perguntava sempre o mesmo: "onde é que ele dorme? com quem é que ele vive? onde fica a escola?"... entre outras assim do género...
A melhor foi esta: 
Mãe: "Sra. Doutora mas o problema é que ele ficou assim desde que o pai deixou de o ir ver e no entanto vive em frente à escola do filho!"
Resposta da Doutora: "ah... mas isso não é problema... também há muitos meninos que os pais falecem!"
... Não preciso dizer mais pois não?...

A rapariga começou a pensar que por serem sempre estas as perguntas e os comentários, a Doutora ou estava doida de todo, ou devia estar a preparar "alguma"... se calhar ainda lhe ia tirar o filho!!! 
E onde é que dorme... e onde que vive... e onde é que dorme... e com quem vive... 
Se calhar andou dois anos à espera que a mãe lhe dissesse: "Pronto, agora já vivemos debaixo da ponte. Está bom assim?"

Então deixou de lá ir. Ainda hoje como não tem possibilidades de pagar a um médico particular, não voltou mais a consultar ninguém. O mais engraçado é que o rapaz entretanto cresceu e até melhorou, pois sozinho e com a ajuda da mãe é que conseguiu ultrapassar a falta do pai, que nunca mais tinha visto desde a separação (porque o pai assim o quis)!!!

Enfim... desculpem-me lá... mas tudo isto, aliado a mais uma que me aconteceu há dias na escola dele, só posso concordar com uma única medida do governo. A única ok? 
Mandem esta gente incompetente para o "olho da rua"...


É que realmente há gente trabalhadora e competente na função pública, mas sabem porque é que ninguém fala nisso? Porque os incompetentes estão lá a estragar o seu próprio trabalho e o dos colegas... e assim nada funciona, como é natural. 



4 comentários:

  1. Sabes...concordo contigo...em algumas coisas....mas posso dizer-te que passei 8 anos a lutar para poder ver os meus filhos....a mãe ficou-me com tudo...eu as dividas...a casa que tinha era de solteiro, essa escapou...eu..Pai de 2 de uma e uma de outra, pago e mais de 3000 ao tribunal fora as viagens norte/ sul ...e só mudou porque fiz uma reportagem de jornal nacional....Quero com isto dizer que há pais que querem saber, e muito....e mães que nem para o serem serviam!
    Ana adoro a tua escrita....mas também tive um dia mau...aceita o meu desabafo...Um beijinho para ti

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Ola Ana a saga continua puxa...!!! Que tristeza !!!
    A nível de tribunais estamos muito mal servidos por toda aquela gente eu digo toda porque como diz o ditado " tanto ladrão é o que rouba como o que fica a porta a espreita" e de facto nos tribunais como em toda a função publica os incompetentes continuam a ocupar os seus empregos (no face e coisas assim)... E tem os competentes que sabem destas coisas e nada fazem para mudar e quem se lixa é o mexilhão ...
    Acho que tens muita razão em regra geral as mães desesperam em casos destes e as crianças é que são as mais penalizadas em todos os sentidos ... Lamentável ...
    Bruno desde já um abraço solidário pois em menos numero os homens também passam mal a este nível os que querem cumprir com as suas obrigações e deveres muitas vezes são sub-jogados a volta de interesses por parte de algumas, se é que se pode chamar de mães,que por raiva de divórcios esquecem os interesses dos filhos em prol de mais uns vestidos e sapatos novos (como diz a amiga Ana isto daria muito que falar também) ... reforço o meu abraço Bruno
    Querida amiga Ana sei que a revolta muitas vezes tenta se apoderar de ti mas guerreira que és ainda vais dar a volta por cima acredito mesmo que sim beijinhos e tem uma noite descansada ...

    ResponderEliminar
  4. Bem meus amigos... essa é que é essa... esta é uma situação, mas conheço muitas como a do Bruno, infelizmente... o que acho uma tristeza...
    Quantos não há com a situação contrária, em que as mães recebem "do bom e do belo", muito mais do que aquilo que a criança realmente necessita, e não deixam o pai ver os filhos???
    Ui... se há!!! E sim... dá-lhe para mais umas roupas e uns sapatos, claro! Quantos não dão mais de 400 euros por criança e ainda pagam o colégio particular e metade das despesas com roupa, etc., etc....?....
    E depois há as outras que com 75 euros já ficam todas contentes porque sempre é melhor do que nada? Enfim...
    Nunca falei mal do pai aos meus filhos, nem nunca o vou fazer... e faço bastante gosto que se vejam, porque sei que eles ficam contentes... pai é pai, com todos os defeitos e virtudes... estar a falar mal dele só vai entristecer as crianças e não me leva a lado nenhum..
    Posso entretanto dizer, que parece que nesse aspecto algo está a dar resultado... mas depois falarei melhor sobre isso...
    Um beijinho muito grande meus amigos. E para ti Bruno, muita força. Eu ainda acredito que a vida dá muitas voltas!!!...

    ResponderEliminar