segunda-feira, 21 de outubro de 2013

VIDA NOVA, TUDO AO CONTRÁRIO!!!



Há coisas do caraças...
Quando eu ouvia por aí... a dizerem que trabalhar em casa não é fácil...hum... achei que não era bem assim... 
...Devia ser até bastante bom, gerir o nosso próprio tempo, trabalho, casa, miúdos...

Mas até agora confesso que não senti nada... 
Mas porquê? Porquê afinal?...
Cá no fundo, no fundo, quero acreditar que isto é tudo uma questão de tempo (dois tipos de tempo): 24 horas é pouco só para um dia e ainda só estou a fazer isto há 21 dias... 
Ai que vou entrar em pânico!... (Ai, ai, ai menina, menina! Que preferes então?)

O que vos digo, é que afinal de contas, isto de trabalhar em casa... de início é mesmo bastante difícil... 
... a não ser que se more em casa dos pais... ou que se tenha empregada doméstica, motorista, cozinheira, baby-sitter e dinheiro

Sim. Algum dinheiro dá sempre jeito, principalmente quando se avaria a máquina de lavar roupa. Assim "chama-se o homem" e pagamos-lhe o arranjo, deslocações, etc.! Está feito! O que interessa é ficar com o assunto resolvido e mais nada!
E depois não é preciso ir a casa da mãe para levar a roupa suja e sempre se poupa no tempo!...
O dinheiro também dá jeito para pagar a alguém que arranje o estore da sala, em vez de estarmos nós de volta daquilo uma tarde inteira... ou então, para pagar a um técnico de Tv's que trate da avaria da televisão principal da casa, em vez de estarmos a ver no youtube como é que isso se faz... e a armar-mo-nos em técnicos, até chegarmos à conclusão que a peça que faz falta é também demasiado cara para o nosso bolso nesta altura do campeonato...
Pensando bem... preciso de mais um homem... 
Olha! O marido ou o namorado da baby-sitter pode muito bem fazer a bricolage cá de casa! Ora bem!!! O que é que estavam a pensar?... mau mau!...


O engraçado (sem graça nenhuma)... é que quando se trabalha fora, tudo funciona bem! Pelo menos comigo!... A casa mantém-se arrumada como que por magia, apenas temos que manter a limpeza... os miúdos ficam com a avó ou estão no ATL... e afinal... está tudo bem! 
E nós a pensarmos que é tudo uma canseira... que se estivéssemos em casa tínhamos tempo para fazer isto e aquilo... ah e tal... rebéu béu béu... pardais ao ninho...

Não fofinhos e fofinhas... Não é assim!
A verdade é que no princípio pensamos que vai haver tempo para tudo! «Opá... eu até me levanto às 7h da manhã para ir levar o mais novo à escola! Depois tenho todo o dia pela frente!»
Ah pois era... então não era? Um sonho!!! O ideal para uma mulher! ...conseguir fazer tudo em 24 horas!... (foguetes fáxavor... que festa é festa!)

Porém... 
... alguns dos meus dias são passados assim: 

- 7h: acordar, preparar-me a mim e ao mais novo para levá-lo à escola antes das 8h (que é perto da casa da minha mãe, mas não propriamente da minha -teve de ser quando eu estava a trabalhar e acabar o curso e... assim ficou).
- 8h10m: voltar para casa, onde ficou o mais velho ainda a dormir... 
- 8h20m: depois de levar com o trânsito (sim, já há hora de ponta na margem sul há muito tempo - é para verem o deserto que isto é!)... depois... é necessário levar uma carrada de tempo e apanhar uma carrada de nervos... para estacionar na minha rua ou nas circundantes (quando saio de casa a primeira vez do dia, já está uma fila de carros à espera de lugar, para depois irem apanhar o comboio - e quem se lixa?... é quem nós sabemos!...). 
No outro dia um polícia aqui vizinho explicou-me que afinal os parquímetros que aqui estão não servem de nada! Não há dinheiro, não há ninguém a controlar a situação!...  Portanto, quem aqui mora ou trabalha, é que leva com a "pastilha"... (o que é muito chato, quando sabemos que àquela hora há autocarros de 10 em 10 minutos para a estação e que isso apenas custa mais 2€ por mês e que estes horários até são fiáveis, são da própria Fertagus e só fazem pequenos trajectos - mas será que toda a gente sabe isso?)

- Ok. "Charuto" estacionado. Casa. É agora que aproveito para ler as notícias do dia, enviar emails em falta e ir às redes sociais ver se há novidades...

-9h20m: acordar o mais velho para o levar à escola até às 10h e tudo o que isso inclui (acordar não é com ele...)
- 10h10m: voltar para casa e levar ainda muuuiiito mais tempo a estacionar (estamos a meio da manhã, com carros em segunda fila - os das pessoas que aqui trabalham)

- " Chaço" estacionado. Casa novamente. Ahhh!... finalmente vou conseguir concentrar-me no trabalho! ... 
«Epá, mas eu tenho que ir à segurança social, às finanças, ao tribunal ou ao banco ou "what ever"!...» - há sempre um problema para resolver! (Chiiiuuu... «aqui não há problemas, há situações» - dizia uma coordenadora com quem trabalhei). 
É melhor ir já, que estes serviços... nos dias de hoje... ainda têm uns horários estranhos... São daqueles que só são bons para um lado... sabem?... e não é o dos "clientes"... (entre aspas, porque ali somos clientes à força - «cale-se e pague que ninguém lhe perguntou nada!»)

- 13h30m: ir buscar o mais novo à escola

"Charuto" estacionadoCasa novamente... (houve pessoas que saíram para almoçar e o parque está mais aliviado).
«Yes!!! Agora tenho duas horas para me concentrar e fazer o trabalho!» 

- 14h: almoço

Às 16h o relógio e a boca do mais "piqueno" despertam-me para isto: «Mãe são quatro. Está na hora do lanche» (ok... também faz bem ter uma pausa ao fim de tantas horas de trabalho!...)
- Entre as 16h e as 18h: escrever o que conseguir... dar um jeito à casa, pensar no jantar e no que falta, para poder comprar com tempo...
- 18h: alertar o mais novo que tem que ir acabando o joguinho no seu quartinho, porque temos que ir embora... (sim, o rapaz precisa de tempo... é normal...).
- 18h30m: ir buscar o mais velho à escola.
- 19h: deixá-los na natação
- 19h10m: voltar para casa (e desta vez já é muito mais fácil estacionar!)
- 19h20m: fazer o jantar, pôr a mesa, preparar os pijamas e mais o que houver...
- 20h30m: ir buscar os miúdos à piscina
- 20h45m: jantar
- 21h15m: arrumar a cozinha

- 22h: Já está!!!
«Aiiiiiii!!!! É agora! É agora!!! Agora é que é!!! Vou-me sentar e finalmente vou trabalhar!!!»



- Meia-noite: «estou de rastos... não aguento mais... vou-me deitar...»

Então? 
Afinal não é assim tudo tão fácil! 

Mas nos dias em que tenho que sair daqui para fora... tudo se resolve sabe-se lá porquê... e o stress é menos... muito menos!... 
Ora bolas!!! Estou a fazer isto mal, está visto!

Sabem o que é isto? 
Não, não vale a pena dizerem ok? Perguntei por perguntar!...
Eu própria já descobri:  isto é não saber gerir o tempo! Obviamente!!! Dahhh....

Parece-me que há por aí uns livros que tenho de ler e uns workshop's que tenho de frequentar ("saiba gerir o seu tempo!!!")...

Porque senão...qualquer dia... fujo de casa! Ai juro que fujo!...

Oh..oh..oh...  tenho ali um livro! Já o vi! 
 «Tempo para tudo - Organização e gestão pessoal»

Vou ler e depois conto-vos! 
...Mas resumidamente, claro!... que como vêem, eu sou moça de pouquitas palavras...

2 comentários:

  1. Olá Ana bom dia ...
    Espero que tenhas conseguido estacionar a"biatura"
    Ahh boa leitura ...
    Ufa !!! Menina que azafama diária !!!
    Realmente em comparação a minha vida é uma monotonia "saudades de alguma agitação" ...
    Na verdade tudo isso não deveria ser feito por uma só pessoa ,mas " para o que não há remédio remediado está" ...
    Admirável como uma simples pessoa, Mulher,Mãe e Pai e trabalhadora,chega para tudo.!!! Parabéns Ana
    Diz um velho ditado : "Quem muitos burros toca algum ficará para trás" Mas não parece ser o teu caso tens tudo muito programado ao pormenor ...
    Espero sinceramente que consigas também teres momentos para ti pois também fazem falta ...
    Engraçado como ainda consegues ao final do dia escreveres umas historias bem dispostas divertidas, (imaginado a falares sozinha) devias ter um gravador de voz sempre ligado ia ser uma boa fonte hehehe
    Bem, 9h,25m boa viagem bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Paulo,
    Não é bem assim... não é fácil, perco-me um bocadinho, embora com o passar dos dias me vá habituando a esta rotina e me adaptando para poder fazer tudo o que tenho para fazer... não é fácil, mas sabes?... Estou contente! Sinto-me bem...
    E sim, também tenho momentos para mim graças à minha mãe que entretanto compreendeu que eu ainda não morri... e portanto já fica com os miúdos para eu poder sair um pouco e espairecer. Há 3 anos foi difícil, mas agora tudo corre bem. De vez em quando também preciso e entre as duas vamos fazendo este papel de pai e de mãe dos meus filhos...
    Não era nada disto que tinha imaginado, mas é o que se arranja...
    Bjs!

    ResponderEliminar