domingo, 13 de outubro de 2013

UMA PARTE DA CRISE QUE É FÁCIL DE ENTENDER...


Hoje como é domingo, lembrei-me de uma situação que me aconteceu há uns tempos, quando regressei à "base"... que é como quem diz, à minha "terra" (onde fui criada)... e à minha primeira casa. 

É assim a vida de alguns... de repente tem que se começar de novo...
De início é complicado, achamos que é mau, que o mundo está todo contra nós, mas com o passar do tempo, habituamo-nos à situação, desprendemo-nos das coisas materiais para passar a dar valor a outras não menos importantes, que têm a ver com o nosso verdadeiro bem estar.
Começamos então a dar valor a coisas que anteriormente nem pensávamos nelas, tal era a ansiedade do consumismo e do "parecer bem". 
Não é que me importasse muito com o que tinha. A estupidez é que me importava com isso, porque achava que dessa forma tinha mais amigos!!!
Quão enganada eu estava!
Foi quando comecei a perder o que tinha que vi quem realmente valia a pena, quem realmente gostava de mim pelo que sou e não pelo que tenho!

Portanto, como se costuma dizer... "nada acontece por acaso" e tenho aprendido grandes lições de vida, como esta. E agora estou bastante mais resignada e mais feliz. 
Mas isso não quer dizer que tenha parado. Muito pelo contrário. A diferença é que agora procuro fazer o que realmente gosto e quero para o resto da minha vida, em vez de pensar só na parte monetária. 
É claro que se puder juntar o útil ao agradável... será muito melhor! É a cereja no topo do bolo...

Obviamente que ninguém gosta de andar a contar trocos. Eu não gosto. Tenho que prescindir de muita coisa que envolve dinheiro, mas tenho fé que será uma fase e que se fizer aquilo que gosto, um dia pode ser que a situação melhore, porque nós só conseguimos ser bons em algo quando gostamos do que estamos a fazer, não me venham cá com tretas. Senão tudo se torna muito mais difícil e andamos, andamos, sem nunca chegar a lado nenhum...

E por falar nisso, vou então contar-vos o que interrompi no início deste texto: o que me aconteceu num domingo muito idêntico a este (foi na mesma altura do ano), aqui junto da minha casa.
Como tinha regressado há dias a esta casa, ainda não tinha tudo composto. Andava nas arrumações, os miúdos em casa dos meus pais... e distraí-me com as horas... 

Digo isto porque não me apercebi da gravidade da situação! Eram 20.30h. Comecei a ter fome e achei que o mais rápido e eficaz seria ir à rua comer uma bifana! Sim... uma bifanita, porque não?
Ai... mal eu sabia o que me esperava!!!
Mesmo em frente à minha casa, existem três cafés! São porta sim, porta não...
O primeiro estava fechado, o segundo estava a fechar (a arrumarem a esplanada, etc.) e o terceiro ainda estava aberto. Entrei nesse. 
- " Boa noite. É uma bifana sff."
- " Boa noite. Já não fazemos. Estamos a fechar!"
-" Ah que chatice, estou mesmo cheia de fome... não dá para me fazer esse favor?" (portanto, o senhor é que me estava a fazer um favor, ok? Não era eu que tinha escolhido aquele local para comer).
- " Lamento, mas já não dá."
Bem, lembrei-me que havia uma casa de petiscos a uns metros dali. Fui lá.
A mesma situação, as mesmas perguntas e as mesmas respostas...

Nesse dia, eu ainda tinha o carro que depois alguém espatifou... mas estava sem bateria!
Portanto, não dava para ir ao Fórum Almada, Rio Sul, etc., etc.
Eu só queria comer alguma coisa rápida para voltar para a minha casa que ainda não estava em condições!!! E tinha que ser perto de casa! E há mais de dez cafés, pastelarias, tascas, snack-bares ali... num curto espaço de alguns metros!

Dei mais uma volta por ali... mas estava tudo fechado.
Até que me lembrei de outro café! O da estação da Fertagus, pois então! Ali juntinho a casa! Também existiam lá outros três cafés... mas só um se mantinha aberto até mais tarde!
Lá fui eu!!!
A verdade é que ali não se servem bifanas, mas pelo menos consegui finalmente comer uma tosta mista... que me soube "que nem ginjas"!

Agora vem a minha análise da situação. (Ui.. lá vai ela começar!)
Claro que tenho que analisar isto!!! E se estiver a ser injusta com alguém... peço desde já as minhas desculpas...
Mas... lá voltamos à questão dos horários!!! Então mas quando é que os donos dos estabelecimentos de rua percebem que há pessoas que comem "fora de horas"? Num domingo, quando mais gente pára neste dormitório... fecham às 20h? Outros nem chegam a abrir?

O primeiro café de que vos falei... o que estava encerrado... estava excepcionalmente fechado naquele dia! Se não fosse isso, eu nem me
apercebia do que afinal se passava aqui à volta! 
Sim... porque ali naquele estabelecimento, acho que nunca ouvi um NÃO! Se fosse lá às 22h e pedisse uma bifana, nem havia grande conversa, a não ser a normal! "Claro vizinha, mais alguma coisa? E para beber?"
E a coisa ficava por ali mesmo... comia e voltava rapidamente para casa.

Só assim me apercebi daquilo que realmente se passa no que diz respeito aos estabelecimentos...
Eram 20.30h! Não eram 2h ou 3h da manhã, ok?
Então e fecha tudo? Então e negam comida a um cliente? Para quê? Para irem ver "A Casa dos Segredos" no conforto do lar? E será que o têm? Devem ter... visto que parece que dinheiro afinal não é problema...

Epá...desculpem lá mas não entendo... é que ainda hoje não entendo mesmo!

Depois é vê-los a queixarem-se que o negócio está fraco... que está mau... e um rol de lamentos por aí fora!
Depois dizem que não sabem como é que o "outro" da esquina consegue ainda por cima, ter empregados?
É preciso responder? Acho que não. Está à vista de todos não será?
Quando eu preciso onde é que vou? Eu e a malta toda aqui da rua e arredores? Àquele que nos serve sempre com simpatia e não nos nega nada, a não ser que não possa, mas que até nos dá outra resolução: "Não tenho bifanas, mas tenho pregos... pode ser?" ou "Não fazemos bifanas, mas se quiser uma tosta mista..."

Eu entendo por um lado, que as pessoas também têm vida... claro. Mas o que não entendi aqui, foi que quem me negou o atendimento foram os próprios donos dos estabelecimentos! É que não eram empregados cheios de pressa para ir para casa! Eram os PROPRIETÁRIOS!
E sabem quem eram as pessoas que me atenderam e me serviram a bela da tosta mista? EMPREGADAS!
E simpáticas, ainda por cima! 

E sabem qual dos três cafés aqui em frente está sempre cheio, que chega a ter pessoas de pé na esplanada? Pois... esse mesmo...O tal que nesse dia estava excepcionalmente fechado!
É de admirar? O que é que aquele café tem que os outros não têm? Fácil! Simpatia, qualidade e profissionalismo! Ali têm empregada também, mas estão lá sempre os donos. Mal se mexem lá dentro, mas também não têm mãos a medir com o trabalho! Porque será?

E porque será que os outros se queixam? É difícil entender?
Já para não falar da proprietária do café do meio que já chegou a ter o desplante de dizer a algumas pessoas: "ai agora vêm aqui? pois... o outro está fechado não é?"... o que, de facto, é uma coisa bonita de se dizer aos clientes, sem dúvida.


Nã... desculpem-me lá, mas há pessoas que não nasceram para isto... mas então, calem-se. Não se queixem nem tenham inveja de quem trabalha. Não se pode ter tudo. Não se pode ter este tipo de discursos e querer que os clientes lá voltem... e não se pode criticar aqueles que trabalham...

Desculpem-me lá, mas há coisas que são fáceis de entender...




2 comentários:

  1. Oi Ana !!!
    Cá estou eu novamente,e desta vez vieste abrir me o apetite,também cheguei a pouco do trabalho ...
    Na verdade Ana este pais tem destas coisas só para teres uma ideia na altura dos despedimentos da Lisnave,siderurgia nacional foram abertos num pouco espaço de tempo mais de 5000 estabelecimentos no ramo da hotelaria,agora imagina toda essa gente sem formação para o ramo começar atender atrás de um balcão escusado que em países um pouco mais avançados isso não aconteceria assim ,muitos imigrantes voltam para com o seu pé de meia e pensão" o que vamos fazer agora ? " Abrir um café é claro !!!
    É claro que depois acontecem coisas como essas fecham e abrem quando querem servem ou não servem como lhes dá na bolha e ainda se acham no direito de criticar os clientes ...
    Bem queria só dizer um Ola e já me mandei para aqui "com pano para mangas" tem um final de Domingo excelente ...
    Vou jantar .........És servida ...?

    ResponderEliminar
  2. Também vou agora! Obrigada!
    Tens razão mais uma vez... isso aconteceu realmente e deu azo a estas situações...
    Bom apetite! Beijocas!

    ResponderEliminar