sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Ausência e Burocracia


Beeeeeeemmmm!!!!!
Nota-se logo que tenho estado ausente! As visualizações do meu blog pararam e não pode ser!
Porque eu gosto de atenção! Tanto assim é... que já tenho um amigo que me chama "pessoa importante das nossas vidas"... porque estou sempre a reclamar quando se passam dias que não me diz nada!

Bom... a minha ausência tem a ver com uma série de coisas que se têm passado. Lá está: uma pessoa tenta ser positiva, "passar ao lado", esquecer por momentos que os problemas estão lá... mas há-de haver um dia que "a bolha" rebenta. 


Os problemas não são novos. Nada que não existisse já. São coisas antigas, que resistem há quase quatro anos... 
Mas o que foi que eu pensei? Lembram-se da minha intervenção por aqui onde falava que tinha que me organizar e que até ia ler um livro sobre o assunto?
Pois é. Foi mesmo isso que fui fazer. E ao começar a lê-lo deparei-me com aquilo que volta e meia alguém me dizia... e que se pode traduzir num velho ditado: "não deixes para amanhã o que podes fazer hoje".
Deparei-me com este tipo de questão no livro que estou a ler acerca de ter "tempo para tudo". Acabei por me render e pensar que de uma vez por todas, teria que tirar algum do meu tempo, para escrevinhar mais umas cartinhas para aqui e para acolá, entregar mais papeis e papelinhos ali e além e ver se dava por finalizadas algumas burocracias pendentes. 

Bem, no meu caso nem sempre é bem assim (essa do "fazer hoje"), porque até nisso já sei que às vezes é melhor deixar andar... pois quanto mais se mexe, mais se piora a situação. Depende dos casos, mas digo-vos que é mesmo assim, principalmente quando envolve burocracia. O engraçado (sem graça nenhuma) é que quando nos predispomos a resolver um problema, "os outros" (instituições, etc.) aproveitam-se disso. Um conselho: não mostrem medo, saibam todos os vossos direitos e tenham atenção antes de assinar alguma coisa, mesmo que supostamente aquilo seja "um acordo". 


Um acordo quer dizer que é algo bom para ambas as partes, mas já está mais que visto e provado que não é bem assim e que o "elo mais fraco" é quem fica sempre mais prejudicado. Adeus.
Noutros casos, o não dizer nada, dá lugar a maior confusão. Mas se tiverem alguma dúvida falem comigo, que eu explico melhor.

Enfim, dizia eu que decidi arrumar os assuntos maus por agora, pelo menos durante um tempo, que não são coisas que fiquem para já resolvidas, mas pode ser que durante uns bons dias me saiam da cabeça. Resultado: horas e horas perdidas aqui e acolá e menos tempo para a escrita. 


Mas também pensei: «ora bolas, quando estava a trabalhar num local fixo, queixava-me de não ter tempo para resolver as coisas ou de ter que andar a pedinchar para poder ir a locais que fecham às 15h ou às 16h e que estão sempre sobrelotados de gente... 

Ora agora que não trabalho assim... Então é o momento que tenho! Há que aproveitar para fazer isto! Já que posso fazer o meu próprio horário, aproveito! E além disso, livro-me de complicações umas semanas e já fico liberta para escrevinhar mais onde quero e posso!

E assim tem sido a minha vida nos últimos dias, a saltar de edifício em edifício, a ver se passo "a bola" para o outro lado e, ao mesmo tempo, se alguém me ouve. 




Posso dizer que já sinto alguns progressos, por parte da função pública, naquilo a que diz respeito ao atendimento. Ao que parece, a minha "reclamação" junto do Tribunal surtiu algum efeito, mais que não seja, porque hoje estive por lá e o funcionário reconheceu logo o processo e disse-me que se lembra muito bem que escrevi para lá a revelar a minha indignação com o processo do meu filho. Pois foi. 

Enviei um email acerca das "perguntas e perguntinhas" (vejam nos meus avisos, situações e outras complicações) e como não obtive resposta, até pensei que não o tinham lido.

O senhor funcionário foi bastante cordial e simpático para comigo e explicou-me as minhas dúvidas e em que "pé" estava o processo do meu filho mais velho e até o do outro (o mais novo), que é revisto de ano a ano. 

Cá para mim, o email foi motivo de conversa naquele Tribunal durante alguns dias. Ai de certezinha que no próprio dia, não se falou noutra coisa. Deve ter sido aproveitado para piadas e por aí fora, mas o que interessa é que hoje fui super bem tratada naquela secção. Já não é mau. Há progressos, ao menos nisso!


2 comentários:

  1. Ola Ana seja bem aparecida !!!
    Que bom que algumas coisas tenham começado a andar melhor fico contente por ti
    Confesso que já tinha procurado ler-te calculei que não te estava a dar jeito ...
    Quem tem este "bichinho" da escrita muitas vezes não é fácil passar sem ...
    Muito gosto em te ler de volta ...
    Bom final de semana ...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Paulo Jorge!
    Bom fim de semana para ti também!

    ResponderEliminar