sábado, 16 de novembro de 2013

PAGAR É... À MODA ANTIGA



Eu não sei se todos os portugueses estão a par do novo método de pagamento anunciado pela EMEL- aquela famosa empresa que leva tudo à frente quando temos a fatalidade de ter que estacionar um carro em Lisboa e não pagamos a tempo e horas, ou algo do género.
Ele é multas, é carros bloqueados... e outros rebocados para excelentes parques de estacionamento, onde dá gosto ver o cuidado e a manutenção das viaturas.

O novo método de pagamento, que ainda não entrou em vigor, será feito através do nosso próprio telemóvel. Quando? Não sabemos. Foi adiado.

No dia 16 de Novembro de 2007, esta notícia foi avançada pela Lusa. Ora neste dia, mais precisamente às 15h19m, parte dessa informação saía assim no site da Sapo Notícias:


"Para ter acesso ao serviço, os utilizadores móveis terão de fazer o registo no serviço Telemultibanco e comunicar o lugar de estacionamento e o tempo por via de uma mensagem de texto ou de uma chamada telefónica, ganhando acesso a esta nova forma de pagamento que tarifa o cliente ao minuto, graças a um sistema de check in e check out.  A entrada em funcionamento do serviço não está ainda definida mas sabe-se já que a sua implementação não será um processo complicado, já que se recorre a tecnologia disponível e apenas há a necessidade de fazer algumas adaptações".

Ora bem... hoje, pelas 15 horas e 19 minutos,  fez precisamente seis anos que os lisboetas e os outros que lá têm de ir, puderam ler esta boa novidade e fez hoje seis anos que andam a ouvir falar neste método inovador de pagamento, que vai evitar tanto mal estar e contratempos aos prezados "clientes".

Sou só eu que acho que... há aqui qualquer coisa que não bate certo?

Sou só eu que penso que isto é um método bom para os clientes, mas não para a EMEL? E que por isso... ainda não está em vigor?
Sabem quanto paguei de parque, da última vez que tive que estacionar nas ruas de Lisboa? Cerca de 15 euros. Coisa pouca, não é? 
E porquê?
Estacionei numa zona amarela, que não sei porque é amarela se não há quase nada por ali... Lugares é o que não falta... não tive a mínima dificuldade em estacionar. Agora vá-se lá saber porque é que é amarela... ou seja, uma daquelas zonas que não são "carne nem peixe"... ficam ali no intermédio, no lusco-fusco... consideradas as intermédias, "com rotação média de estacionamento" segundo a empresa.

E isto, claro, significa alguma coisa. E a coisa tem nomes: pagar mais do que os "verdes" e pagar menos do que os "encarnados"
Se em vez de amarela fosse azul, até pensaria que isto tinha a ver com o número de adeptos dos principais clubes portugueses (SCP, FCP e SLB). Quanto mais adeptos... mais se paga...

... em relação a atribuir cores às zonas, isso é "tudo ao molho e fé em Deus"... a EMEL é que sabe. Puxa-se um bocado mais para a direita, noutra zona mais para a esquerda... e estica-se até onde se quer...
Depois... vamos lá ver... se a prima do Joaquim mora em Sete Rios, então essa é zona verde. Não se entende porque é zona verde, porque eu não vejo lugar para um palito, quanto mais um carro... Será que a moça mora no Jardim Zoológico?... 


Perto do local onde estacionei naquele dia, entre a Praça da Ribeira e Santos, não há quase estabelecimentos por perto. A sério. Ali onde eu digo, não há mesmo.
Lugares para estacionar, como disse, era escolhê-los. E eram nove horas da manhã de uma terça-feira. 
Em frente ao meu "charuto"... 
Ah, é verdade, agora ando com um "chaço", "charuto", um carrito velhinho, mas nem queiram saber a felicidade com que ando nele, depois de ter andado a pé durante mais de dois anos! Sabe "que nem ginjas"! Por enquanto ainda anda, portanto é o que se quer... gasta pouco e é bonzito. É o carro que supostamente eu deveria ter tido com 18 anos, mas a vida é assim... e já não me sinto chateada com isso. 

... dizia eu: em frente ao meu "charuto", há falta de melhor, existe uma oficina, que penso pertencer a um concessionário que se encontra ali na esquina... 
De resto, só há uma tasca a alguns metros dali, fora do alcance da visão. 
A tasca que eu adoro, a do Lagarto, onde passei bons tempos na época da faculdade e que tem gente 5 estrelas. Mas não havia trocos...

E isto para dizer o quê?
As máquinas lindas da EMEL só aceitam moedas. 
Portanto, se não tem moedas, meu amigo(a), das duas uma: ou não estaciona, ou arrisca e vai a correr à tasca a ver se arranja trocos, na certeza, porém, que há um BB (Bug's Bunny) da EMEL escondido por ali à espera que viremos costas para colocar no nosso retrovisor um envelopezinho amarelo com uma continha no seu interior. Coisa pouca: 7,60€ naquele local. 
Não sei se os 60 cêntimos são para o BB beber um café... mas é uma conta bonita.

Eu tinha mesmo que estacionar, portanto arrisquei. E correu bem, àquela hora. O BB ainda devia estar a beber os cafés referentes ao dia anterior. 
No mínimo, uma horita para emborcá-los todos... 
... E depois ainda as pessoas se admiram de nem lhes porem a vista em cima e as multas aparecerem como que por magia! Pudera! Eles ficam tipo "Bug's Bunny" logo pela manhã!... (café + café + café... dá coelho fugidio = tudo muito rápido é que se quer)... 

Resultado: coloquei no parquímetro os únicos dois euros que tinha. Eu ia lá ficar até às 15h, por isso precisava de mais... mas vá... dali a duas horas, consegui mais dois euritos...
... E depois é que foi o bonito... demorei a achar mais alguém que me dispensasse trocos e quando consegui, já lá estava, no pára-brisas, o envelope amarelinho com o brinde!
Também gosto destes "parques", em plena rua, cujos carros podem ser assaltados, danificados, escolhidos pelos pombinhos - que tanto gostam de lhes fazer "tiro ao alvo". Pagamos caro, mas vale a pena...

E então? Já entenderam? Já viram o dinheirinho que a empresa perde se aderir ao pagamento por telemóvel? 

Vá... calma... (esta é aquela palavra que nunca se deve dizer a alguém que está chateado)...
Isto não é fácil porque há imensos problemas e erros naquele sistema de pagamentos que já está a funcionar noutras cidades. É que este, o de Lisboa, é muito diferente!... dizem... e "pobres" dos senhores, ao fim de seis anos ainda não conseguiram "atinar" com o raio do sistema!


Afinal os engenheiros informáticos que temos por cá só têm uma qualidade: não prestam para nada. 
E eles coitados, será que não se apercebem dos atestados de estupidez que se lhes passa constantemente?

Num país onde foi inventada uma das mais sofisticadas redes interbancárias do mundo - os Multibancos - muito mais avançados do que é visto pelo resto da Europa... 
Num mundo onde quase tudo é possível graças ao avanço das novas tecnologias (até já houve um robot que se suicidou)...
Numa empresa (EMEL) que através de sms informa para onde rebocou o carro do "cliente"...
... ainda há um problema grave com um serviço obrigatório da capital! 
Não há parquímetros que aceitem notas... não há um sistema que suporte o pagamento dos "clientes" através do telemóvel...

Capital é Capital... é uma coisa muito mais complexa e complicada... tem 7 colinas... e isso é chato... são muitos altos e baixos...

Meus amigos... notem bem... 
Isto acontece cada vez mais. É moda. É fácil, é barato e sim, dá milhões. Não ao comum dos mortais, mas aos outros... os muito melhores (em saber como dar a volta ao assunto). 

Agora há sempre uma desculpa para tudo quando mais nada serve: a culpa é da informática. Quando é inconveniente... vá... "foi o sistema". 

Faz-me lembrar aquela minha antiga colega (num Banco) que deu ordem para pagar um carro pelo dobro do valor... e saiu a transferência automática para o dono do carro... mas afinal foi o sistema que ficou maluco durante a noite! - disse ela. O malandro!... A rapariga é que não foi, a culpa não foi dela, não trocou valores, não se enganou nem nada... Não. Foi o sistema. É a informática. 


Podemos então, chegar à conclusão que regredimos. A informática e as novas tecnologias estão a ficar "xéxés"...

Mas também podemos pôr a culpa na CRISE. Porque não? Também tem servido para justificar tanta coisa!

Eu penso cá para mim, que se os engenheiros informáticos aturam estas coisas, é porque devem ser muito bem pagos...
Vou "mazé" dizer ao meu filho mais velho que se deixe de rabiscos e design's e que vá mas é para esta área. Assim como assim, estão sempre safos. Nunca vi nenhum a ir preso nem a ser penalizado. Porque será?



Nota - Quero que fique claro, que nada tenho contra os engenheiros informáticos ou quem trabalha na área, ou até mesmo os senhores da EMEL. Enfim... isto são apenas uns devaneios...

(coloco a palavra CLIENTES entre aspas, porque na verdade, são clientes à força e não CLIENTES por opção... e ainda por cima... é o serviço que se vê...)


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