sábado, 9 de novembro de 2013

COMO DAR A VOLTA AO FACEBOOK EM TRÊS TEMPOS




Desculpem-me lá, mas para mim, esta coisa das redes sociais continua a ter piada. 

Quem é que ainda não teve este tipo de conversa quando encontra alguém, pessoalmente?:
- «Epá há que tempos que não te via! Quer dizer... vejo-te no Facebook... Já vi que andas a...»(escrever, saltar, sair, comer... - aqui tudo depende da pessoa). 


O que é facto, é que quando nos lembramos de alguém e não temos forma de ter outro tipo de contacto, ou porque não são horas de estar com telefonemas, ou por outro motivo qualquer... podemos sempre ir ao Facebook para ver se aquela pessoa está bem! Pelo menos é para isso que utilizo as minhas pesquisas naquela rede social. 

Bem sei que há outras pessoas, as atamancadas (epá...gosto desta palavra!) que o fazem por maldade e pensam precisamente o contrário. Eu sei disso. E isso é chato... Muito chato... porque haver pessoas que se dão ao trabalho de ir "à nossa procura" à espera de nos verem com lamúrias ou à espera de nos verem menos bem... é triste. Para mim isso só quer dizer que aquela pessoa é que não está bem. 

Mas todos nós temos os nossos instintos, e se queremos evitar que esse tipo de pessoas deixe de ver algo que publicamos, é fácil. Hoje há todo o tipo de ferramentas para todo o tipo de gente. É habituarem-se a classificar as pessoas por grupos! Vou dar-vos alguns exemplos de grupos que eu tenho para mim, que só eu é que vejo no Facebook e que agora vou partilhar com vocês:
  • Trabalho
  • Boa Onda
  • Conhecidos
  • Algumas coisas (podem ver algumas...)
  • AMIGOS
  • Cuidado!
Este "Cuidado!" pode ser dispensado, porque o grupo RESTRITO já é algo que o próprio Facebook tem, e se não querem ter tanto trabalho... podem sempre colocar as pessoas menos desejáveis nessa classificação.

Eu não tenho nenhuma quota no Facebook, muito menos acções, ou outras coisas que tais... atenção a isso! Nada... nadinha... mas gostava!
Eu por cá... continuo a pensar que esta rede social é poderosa, para o bom e para o mau. No entanto, somos nós que escolhemos como a queremos utilizar. Portanto, não há motivo para que ainda haja alguém que não queira ter um perfil nesta rede social e perder coisas boas!

Vamos lá ver: ninguém obriga ninguém a colocar fotos, textos, bonecadas e por aí fora... e muito menos a aceitar "amizades" que não lhes interessam... 

Eu nunca recebi nada da parte do Facebook a dizer: " Alto e pára o baile, que tens que pôr aí que estás com um problema!", "Alto!... que tens que aceitar o pedido daquele depravado que só tem fotos relacionadas com sexo!", ou "Alto!... que tens que mostrar o que é que estás a comer!"... Eu nunca recebi nada disto! Vocês já?
E se não querem comentários indesejados, também podem escolher a opção de vê-los primeiro antes de serem publicados... (mas eu não fiz isso ao Sr. Facebook, para que conste, ele é que não sei porquê não me obriga a nada, não me manda mensagens... enfim... não me liga patavina). 

Ora... As opções são infinitas e estão lá para tudo e todos os gostos. Se ainda não o fizeram, experimentem - vai dar um pouco mais de trabalho, mas a partir do momento em que têm tudo organizadinho, vão constatar que tudo se torna muito mais simples e fácil. E assim podem dizer o que querem, para quem querem. 
Claro que, se eu tenho pessoas de quem gosto, mas que por motivos vários não as posso ver com frequência, porque é que não as vou deixar saber como estou quando se lembrarem de mim às 4h da madrugada? Epá... isto é o bom da internet! Vou deixar sim senhora!

E não me venham cá com a história do "ligas-lhe" ou "envias um email"...
Eu tenho mais de 700 "amigos" no Facebook. Se retirar 100, que são bares ou outros negócios... ficam 600. Se ainda retirar a esses, aqueles que conheço menos bem, mesmo que sejam 100, fico com 500. Se mesmo assim, retirar aqueles que são menos importantes, fico para aí com quê? 200? (e estou a exagerar). 
Pois... o que é que querem? Já trabalhei em vários locais, frequentei vários estabelecimentos de ensino, fiz desporto, vivi em sítios tão diferentes como Bruxelas e Sesimbra... sou da margem sul desde que nasci e muito mais situações. Como não sou nenhum bicho e adoro, ADORO falar com pessoas ao vivo (sim, sim, ADORO e quem me conhece sabe bem disso - falo "pelos cotovelos"), vou ficando com algumas pessoas no coração e que por um motivo ou outro, em algum momento, foram ou são importantes na minha vida. 
Agora não me digam para ligar ou enviar um email a essas 200 pessoas, tá?

O bom do Facebook é isto! Vamos ver a pessoa de quem nos lembrámos e a partir daí, se tivermos vontade de falar, falamos! Ok?

Para quem ainda assim, continua com dúvidas, pode sempre entrar em contacto comigo. Posso dar dicas ou mesmo explicar tudo acerca das opções do Facebook e de outras redes sociais.

Mas lá está: vou ter que criar um e-mail para este tipo de coisas (que brevemente irei colocar aqui no blog)... porque há sempre o risco de receber coisas parvas e textos menos correctos. Para quem não acredite, digo que há pessoas más, que se dão ao trabalho de serem malcriadas só porque sim. E a mim não me apetece estar a receber coisas destas no meu email pessoal. Não me apetece e pronto... 
Há que preparar a coisa psicologicamente... e nada melhor do que saber que se está prestes a ver emails que apenas se relacionam com aquele assunto... e que podem não me agradar. E eu posso escolher a altura do dia em que me apetece ler coisas boas ou menos boas...Pode ser? Pode. Até nestas coisas dos emails nós podemos escolher, portanto não sei qual é a situação! (Não há problemas, há situações - aprendam isto).

Eu sinceramente, prefiro a internet ao telefone. É verdade! E tenho muita pena que a minha mãe não a utilize!
Assim, tenho que estar sempre a atender telefonemas com este tipo de coisas:
- «Então, já almoçaram? Os miúdos comeram bem? Beberam leite? O que é que vais fazer para o jantar?»

Opá... santa paciência... a minha mãe ajuda-me imenso, é o meu grande apoio, mas... porque é que eu tenho que parar o que estou a fazer (a concentrar-me para escrever, a levar os miudos aqui ou ali...) para ter este tipo de conversa? Esta... ou outra qualquer! 
Epá...utilize-se o telefone para algo urgente ou realmente importante que não pode esperar! De resto... porque não posso ser eu a escolher a parte do dia em que vou responder a emails ou mensagens?

Já todos sabemos os perigos da internet... ou não? Até os meus filhos sabem e muito bem! Portanto, só entra nisso quem quer! É como as drogas, ou ter sexo sem protecção!
Eu não sei como se passa noutras escolas, mas as dos meus "piquenos" também dão uma excelente ajuda nisso e eles são alertados para tudo! Principalmente o mais velho, o que acho óptimo, porque está com a bela idade de 12 anos... Entendem?...
É lá que passam a maior parte do dia. Não me venham com tretas que tem que ser tudo em casa. Há que haver ajuda de parte a parte. Em casa, nós como pais, devemos depois debater o assunto com eles. Simples... não?
Eu sei que às vezes não. Mas para quem não tem tempo... o que já me aconteceu... tentem tirar pelo menos um quarto de hora por dia para falarem com os vossos filhos - e aqui sim, nem que seja ao telefone. 

Para quem não está com eles a tempo inteiro, acho que não preciso dizer que é necessário mais minutos na sua presença... E assim que os "apanharem"... encham-nos de beijos, abraços, amor, chocolates... mas falem com eles. Esse momento é importante. Muito. Os pais são um modelo para os filhos. Sempre. Só mais tarde, seguem o seu caminho, mas o que foi transmitido pelos pais há-de "lá" ficar. Por isso tentem transmitir tudo de bom, mas alertem-nos sempre para a possibilidade de existirem dificuldades e situações ou pessoas com valores diferentes dos nossos. Não lhes mostrem que tudo é mau, mas não os deixem na ignorância até eles levarem as "pancadas" da vida. O choque é muito maior. 

Porém... deixem-nos viver e vivam vocês também! Não fechem portas por tudo e por nada e deixem ao menos entrar o que é bom na vossa vida! Até mesmo nas redes sociais! Coisas boas também acontecem! E eu tenho vários exemplos disso! Nem os posso enumerar aqui... senão vão achar que ainda sou mais chata do que aquilo que sou... porque já me farto de escrever... e isso também pode chatear muita gente...


Sem comentários:

Enviar um comentário