domingo, 8 de dezembro de 2013

SOCORRO! FUI ASSALTADA POR UM BANCO!... E não só... (Parte 1)


Não consigo esquecer isto. Não consigo porque interfere na minha vida e por consequência, na dos meus filhos.

Então não é que fui assaltada por um banco? Banco esse que me tem feito a vida negra?
Eu peço desculpa àqueles que não concordam (oh Paulo...) mas não consigo falar disto na terceira pessoa ("ah e tal, uma amiga minha, ou uma prima ou whatever, aconteceu-lhe..."), até porque quem vai ao meu perfil no facebook já percebeu o que se passou comigo. 

Pois é. É mesmo para perceberem a minha indignação com isto e a gravidade dos factos. 
Não consigo dizer que não foi comigo. Sim, aconteceu comigo mesmo. Não quero que tenham pena de mim, que isso é um sentimento muito chato. Mas quero desabafar e alertar alguém que se encontre na mesma situação, para o que lhe é possível acontecer.


Então não é que anteontem precisei de ir a Lisboa? Vá-se lá perceber isto! Uma pessoa da margem sul precisar de ir à capital!
E assim, fui à bilheteira da Fertagus para comprar um bilhete de comboio de ida e volta! 
Como me tinha esquecido de levar dinheiro ou de o levantar, pedi à menina para pagar com o multibanco. 
Eu estava descansadíssima, porque na realidade ainda tinha cerca de 30€ na conta. Pensava eu. Não gozem. Epá... 30€ ainda dá para alguma coisinha. Estava a contar que com esse valor ia a Lisboa e ainda fazia umas comprinhas básicas no supermercado para o fim de semana.
Mas eis senão quando, a menina da bilheteira me diz: «deu NÃO AUTORIZADO». 
Apesar disso acontecer a muita gente, ela percebeu mesmo pela minha cara de estupefacção que eu estava mesmo admirada com aquilo. Perguntou-me se queria tentar de novo e eu disse que sim. 
Nada. O mesmo. A mesma mensagem.

Valeu-me a minha mãe, que excepcionalmente ia comigo e que me pagou as viagens. Caso contrário já nem ia. Fiquei tão chateada que por momentos perdi a vontade de tudo.
Só pensei: "mas o que é que foi agora?"


Bem, tentei abstrair-me do assunto por um bocado, mas quando cheguei a Lisboa fui ao MB fazer uma consulta de movimentos. 
Pronto. Foi a gota de água. 
O Banco Santander retirou-me nada mais, nada menos que 15,70€ + 0,63€. Despesas de manutenção + Imposto de selo = 16,33€
O que é isto? Roubo, assalto à mão armada!

Mas não foram os únicos, não senhora. 
Pois precisamente por causa de questões e situações com Bancos, um dia (em 2012) enviei um email para a DECO a pedir um esclarecimento. Obviamente não me responderam pela mesma via, mas telefonaram com o intuito de que eu ficasse sócia. E afinal depois disto, veio a constatar-se que não me podiam ajudar!???

Ao telefone, primeiro comecei por explicar que já tinha sido sócia durante anos, mas isso não me tinha trazido grandes benefícios. Depois a razão óbvia para não ser sócia era a minha actual situação que não me permitia entrar em gastos para além dos bens essenciais. 
No entanto, a pessoa tanto falou e tanto explicou que eram só 4€ e qualquer coisa, que eu acabei por ceder. Boa vendedora. 
E eu pensei: "que se lixe. Se calhar é mesmo agora que vou precisar deles (Defesa do Consumidor), portanto deixa lá experimentar"
Mas havia uma condição. O pagamento mensal teria que ser feito por transferência bancária. Apesar de já não ter o que quer que seja a ser pago deste modo, lá cedi mais uma vez. Muito bem. Vamos a isso! 

Eu não me lembro da tal conversa do ano passado como é evidente. Até quero acreditar que me disseram algo acerca disto... ah e tal,  que seria apenas um período de campanha. Não sei, não me lembro. Mas seja como for, se me estão constantemente a enviar emails com mil e uma promoções e outras informações, podiam bem ter feito o mesmo para avisar que a mensalidade alterou para 11,35€, ou seja, mais do dobro. 
Nada. Sobre isso, nem uma palavra. 

E assim, num mês que eu até pensava que estava a correr bem (não gozem) porque afinal, talvez conseguisse mandar arranjar a máquina de lavar roupa ou as televisões... ou até dar uma prendita de Natal melhor aos miúdos, porque tinha outro dinheirito à parte, sai-me isto na rifa! 
Foram nada mais, nada menos do que 27,68€ assim de repente, mais outros impostozinhos para o Estado, etc. e tal e coiso...
Resultado: ainda fiquei a dever 0,09€ ao Sr. Banco!

Não dá. Não dá. Estar a ser roubada desta maneira não dá. 

Eu sei que para vocês isto pode parecer ridículo. Para mim também seria há uns tempos, estar a "chorar" por isto, um valor que para muitos é totalmente irrisório. Pois. Mas para mim já não é. 
Despesas de manutenção? Mas manutenção do quê? Não chegam já os 20€ que cobram por um cartão Multibanco? Manutenção? Mas que manutenção? 
Será que o meu amigo que diz «já viste bem o trabalho que dá a manter a conta? Tem de estar impecável, dá um trabalhão limpar as notas e polir as moedas, sem contar com a questão da segurança, eles têm de guardar o teu dinheiro.... enfim.... a manutenção de conta que eles cobram se formos a ver até está mal paga...», tem razão?


Se é assim vou começar a convidar a malta para vir cá a casa, pagar 20€ por um cartão de sócio e depois quando aparecerem peço-lhes mais 17€ para a manutenção da MINHA casa. Pode ser? Sim, para a água, luz, condomínio, gás e limpeza. Realmente bem vistas as coisas, 17€ até é pouco... Vamos lá aumentar para 35€
Afinal conheço tanta gente que é capaz de ser um bom negócio!

Ou então viro D. Branca! Até já tenho um apelido a condizer: das Neves!
Dêem cá o dinheirinho que eu trato bem dele. Por cada 100€ dou-vos 15€, mas 20€ são para mim, para manter o dinheiro bem tratadinho ok? 











(Não percam a 2ª parte...)

Sem comentários:

Enviar um comentário