terça-feira, 3 de dezembro de 2013

GERAÇÃO SAUDÁVEL

                                                       
                                                      Autocarro "Geração Saudável"

Peço desculpa, mais uma vez (já começam a ser muitas não é? ai que estou a falhar e não pode ser)... a todos os presentes e estimados leitores deste blog que tem alguns dias de escrita em falta, mas de facto, não tive o tempo necessário para me sentar com calma e afinco para escrever algo por aqui. Escrevi sim, mas para locais que me podem dar algum dinheirinho e mais-valias para o futuro, quanto mais não seja, experiência e currículo. A ver vamos onde isto me leva.
Pois... mas não pensem que vou levantar véus, ou algo do género. Para já não os tenho... e mesmo que os tivesse ainda era cedo para revelar pormenores. Contudo, da forma como sou, vou acabar por um dia aparecer aqui a escrever novidades: boas ou más, tanto faz, porque falo de ambas as situações como sabem. Se é mau, é mau... se é bom, é bom... há é que dizê-lo com frontalidade (como dizia o outro).

Ora e é isso mesmo. Desta vez venho falar o que de bom também acontece nas escolas. Não sei se é só comigo, se é por ter falta de ter mais amigos com filhos, ou se é mesmo porque a malta prefere só falar no que está mal, em vez de divulgar também o que está bem, mas raramente ouço a malta a falar do que vou falar aqui. É que quanto a mim, também há coisas positivas.


Finalmente na geração dos meus filhos, já se ensinam as crianças a seguir algumas premissas, que para eles até podem ser básicas, mas para nós, pessoal na casa dos trintas e por aí fora, não seria assim antigamente. 
Nós não tivémos muitas das informações que estas crianças de hoje têm e por isso muitos erros se cometeram. Não quer dizer que nunca mais irão acontecer a ninguém, mas o que é facto, é que de certeza diminuem muito a probabilidade deste miúdos caírem em certas e determinadas coisas.

E estou a falar de vários ensinamentos que dão agora nas escolas, à parte da matemática, português ou das outras matérias importantes.

Como alguns já sabem, eu tenho dois filhos, um deles frequenta já o ensino secundário (Oh meu Deus, estou a ficar "cota"! Socorro!) e o outro está a acabar o ensino primário.
Qualquer um deles quando entrou para a primária, começou a ter um especial cuidado com o meio ambiente e as energias. E em casa, volta e meia, não me livro de ouvir: "fecha a torneira, estás a gastar muita água", ou "porque é que deixaste aquela luz acesa?"... 

Achei piada quando há uns dias entrevistei uma figura (agora) pública, que me contou o mesmo acerca do seu filho. (Comprem o Semanário Sol na próxima sexta-feira. Está muito resumido, como já aqui falei em "Escrever com Regras", mas o essencial está lá). E é raro as pessoas falarem sobre estes ensinamentos que dão às crianças desde logo, em tão tenra idade, mas o que é certo é que resulta. 
Eu vejo pelos meus filhos, que nunca mais se esqueceram do que lhes foi dito. Levaram tudo tão a sério, que uma vez o mais velho, ainda na primária, acabou por ficar de castigo por andar levantado à hora de almoço em vez de estar sentado à mesa a comer. 
A explicação? Andava à procura da professora para lhe dizer que havia um bebedouro que estava a gastar água porque não se conseguia fechar a torneira. 
Ora se ela lhe ensinou que não se deve gastar água em vão... como é possível haver uma situação dessas naquele local? Havia que ser avisada!!! 

Mas tenho visto que outros ensinamentos lhes ficam na cabeça. Ainda na primária é-lhes ensinada a importância da higiene e como a devem fazer. Aliás, os meus aprenderam ainda na creche como devem lavar os dentes, o que depois lhes é relembrado nas escolas seguintes. 
A partir da preparatória vai à escola uma carrinha especial (toda XPTO, com uma espécie de sala de cinema) cujas pessoas lhes ensinam e lhes dão os conceitos acerca da sexualidade, os perigos e por aí fora. 
É-lhes também incutido tudo acerca dos malefícios das drogas e do tabaco, para além da importância da alimentação saudável. 

Para além disso têm uma disciplina com o nome de Educação Cívica, que lhe ensina a estar em sociedade, os deveres e direitos dos cidadãos, o que lhe dá alguns princípios. 
Até acerca dos perigos da internet... tudo lhe é ensinado. Noto que os meus filhos sabem isso muito bem, não só porque eu lhes disse, como pelo que lhes foi dito na escola. 
Eu tenho as passwords deles e volta e meia vou ver o que andaram a fazer. Há uns tempos reparei que o AM começou uma conversa com um rapaz mais velho, que de repente "virou" o tema para outras coisas. O AM simplesmente deixou de lhe responder e retirou-o dos "amigos". 

Isto não quer dizer que um dia não possa acontecer algo menos bom, mas pelo menos noto que os ensinamentos que eu e a escola lhe damos, dão algum resultado. Ele ouviu e percebeu. Mais tarde, será uma escolha sua se quer entrar nos erros ou não.

Por certo, algumas pessoas pensam que isto não serve para nada, mas meus amigos, com as vidas que os pais têm hoje em dia e sabendo que os filhos passam a maior parte do tempo na escola, acho que é de bom tom e de todo o interesse darem estas as informações nas escolas. 
Eu não digo que os pais fiquem alheados à espera que os outros ensinem regras, educação e tudo o resto aos seus próprios filhos, mas que complementem, acho muito bem. 
Todos sabemos que naquelas idades, as crianças levam muito a sério tudo o que lhe é dito na escola. Muito mais do que... o que é dito pelos pais. Essa é que é a verdade. E é bem melhor ouvirem e aprenderem em grupo. Se um deles quiser "prevaricar", os outros vão chamá-lo à atenção: "não ouviste o que disseram?..."
Não quer isto dizer que todos vão seguir à risca estes ensinamentos, mas lá que diminui muita desgraça, ai de certeza que diminui... 

Eu lembro-me que a geração anterior à minha, que está agora para lá dos quarentas e cinquentas, não teve informação importante que a minha já teve em relação às drogas. Na minha altura de adolescente já havia bastante informação acerca disso e quem ia já sabia no que se estava a meter. O que é certo é que muitos da geração anterior morreram por causa de drogas pesadas, ou tiveram imensos problemas com isso. E o número foi muito mais elevado do que o que se verificou na geração seguinte (a minha). 

"Ah... e vais dizer que hoje não há disso?", estão alguns de vocês a pensar. Claro que há! E bastante! É só entrarmos numa qualquer discoteca e estarmos atentos, que há e muito! E nos concertos? Ui... até parece que fica mal não se fumar pelo menos uma "ganza"! 
Mas uma coisa é certa. Quem entra nisso sabe ao que vai... e muita desta gente até pode "cair" uma vez ou outra, mas a muitos deles "roi-lhes" a consciência e não o fazem repetidamente, o que já é um começo. 

Em relação ao tabaco, noto que já há muitos jovens que não fumam, porque não é saudável e preferem ter força para irem para o ginásio ou fazerem um qualquer desporto. Agora já é dada informação também acerca dos comprimidos e bebidas que ingerem para a "musculatura". Os meus amigos vão ver como também vai haver mais algum cuidado. 

E é isto: não me venham cá com a história que as escolas não são para isto... porque também são. E está à vista de toda a gente, que as desgraças de antigamente diminuíram consideravelmente, por tudo aquilo que aqui já falei...
E quanto a mim, é assim que devem ser, a adaptarem-se aos tempos modernos e a tudo o que se passa à nossa volta. 
Parabéns e continuem! 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário